Golpes digitais: como evitá-los e evitar o perigo

Confira as dicas e mantenha-se seguro

Golpes digitais infelizmente são muito comuns. O medo contínuo de nossos dados serem acessados ​​está sempre presente. Portanto, tomar nota dessas dicas ajudará você a aprender a diferenciar um golpe do que não é. Enquanto os cibercriminosos estão ficando mais astutos, você pode se proteger sendo sempre cauteloso e não se deixando levar pela pressa.

Dicas para evitar cair em golpes digitais

Em primeiro lugar, todos os golpes digitais estão relacionados a uma coisa: dinheiro. O objetivo dos bandidos é ter acesso a sua conta bancária, ou roubar seus dados para que possam cometer seus delitos. Nada mais atraente do que ter uma cópia do seu RG para poder solicitar um empréstimo em seu nome e iniciar uma série de reclamações que chegarão ao seu nome.

Para fazer isso, eles usam urgência e pressa. Por exemplo, “você tem alguns minutos para acessar esta oferta” ou “reveja os dados com urgência, sua conta está em perigo”, passando por “você deve pagar algumas taxas para que sua remessa chegue”. A esta pressa tens de responder sempre com o mesmo, com calma. Você deve realizar as verificações pertinentes antes de dar o passo.

Cuidado com o banco online

Se o que está sendo exigido de você é acesso ao seu banco digital, muito cuidado, phishing não é brincadeira. Normalmente os bancos não se comunicam por e-mail para você acessar sua conta, e se for uma emergência, fique tranquilo que o que você vai receber é uma ligação da sua agência. Muito cuidado com o SMS, pois os bancos se comunicam dessa forma, e também os criminosos. A diferença é que o remetente, no caso deste último, é um número de telefone atual, e não um código ou epígrafe do próprio banco.

Uma boa forma de evitar golpes bancários é, na dúvida, entrar em contato com a central de atendimento da sua entidade e comprovar as informações. Você também deve ter o aplicativo do seu banco sempre atualizado para a versão mais recente. Você evitará violações de segurança.

Por SMS ou e-mail nunca lhe será pedido a sua palavra-passe ou as suas chaves. Não preste atenção àquelas mensagens alarmistas em que é indicado que você tem um cheque especial em sua conta e que para resolvê-lo você deve clicar naquele link. As mensagens também costumam ser muito mal escritas, com linguagem de robô, já que são simples traduções feitas de forma automática.

Não forneça dados pessoais nem por telefone nem por qualquer outro meio. Se for o banco que está entrando em contato com você, ele já os possui e você não precisa contribuir com mais nada. Portanto, nada de chaves ou algo parecido, e se for solicitado seu documento de identidade, basta fornecer os últimos algarismos e a letra.

A desconfiança é nossa melhor arma para evitar cair em golpes digitais. Portanto, desconfie da pressa, das mensagens alarmistas e de tudo que tenha ares apocalípticos.