Golpe do cadastro fácil no Auxílio Brasil circula no WhatsApp. Aqueles que não estão inscritos no Auxílio Brasil mas buscam essa posição, com certeza têm pressa para conquistar a ajuda mensal do benefício. Contudo, é necessário ter cuidado nesse processo e não se deixar levar pela urgência.
Isso porque circula no WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens, um link malicioso que oferece oportunidades de cadastro no Auxílio Brasil, de forma rápida e fácil.
A mensagem contém algo parecido com: “O Governo Federal acaba de liberar 3 milhões de novos cadastros para o Auxílio Brasil com parcelas de R$ 400 / mês por família. Entre no site e confirme seu benefício”. Logo em seguida está o link falso.
Sendo assim, os criminosos se aproveitam de uma informação verdadeira para aplicar o golpe. De fato, em janeiro de 2022 houve a inclusão de quase 3 milhões de pessoas no Auxílio Brasil.
Por conta da grande repercussão dessa fraude, o Ministério da Cidadania resolveu se pronunciar e garantir que esse link para o cadastro é falso:
“A informação veiculada é inverídica. O governo federal não convoca cidadãos para realizarem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e também não limita a quantidade ou abre vagas para a realização do cadastramento”, diz a nota.
As informações detalhadas sobre a como funciona o cadastro no Auxílio Brasil, através do Cadastro Único, podem ser acessadas no site do Ministério da Cidadania.