Embora gostemos mais ou menos, o Gmail se tornou o aplicativo de e-mail mais usado globalmente, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. É um aplicativo bastante simples de usar para compor, visualizar e gerenciar e-mails no Android e iPhone. O que acontece se o Gmail não funcionar normalmente em nosso telefone?
Geralmente, existem duas situações que podemos enfrentar quando um aplicativo Android para de funcionar como deveria. Vamos sofrer a primeira falha ou dor de cabeça quando o aplicativo não conseguir abrir ou executar. A segunda é quando o aplicativo parece funcionar, mas algo em particular está errado. No caso do Gmail, o mais comum nesse caso é a impossibilidade de sincronizar novos e-mails ou receber mensagens.
Seja qual for o erro que você está enfrentando com o aplicativo do Google, aqui estão todas as maneiras de corrigir os problemas do Gmail que não funcionam no celular Android.
Caso você não consiga nem abrir o aplicativo , ou abra e apareça uma mensagem de erro, ou abra e não apareça nada na tela, é o próprio App que tem um bug que nos impede de usá-lo como nós costumávamos.
Verifique se o serviço está inativo
Antes de passar para qualquer solução avançada, é melhor verificar os servidores da empresa . Se o Gmail ou o Google Drive, do qual o serviço de e-mail da empresa faz parte, estiver enfrentando uma interrupção em todo o sistema, nenhum truque funcionará para resolver o problema.
Para tirar as dúvidas, você deve acessar o site do Downdetector e procurar pelo Gmail. Se outros usuários relataram o mesmo problema, você verá o gráfico de problemas disparar. Você também pode rolar para baixo nesta página e verificar os comentários mais recentes.
Se for esse o caso, não há nada que você possa fazer, pois o Gmail não só não funcionará no seu celular, mas também em outros aplicativos de desktop. Você pode apenas esperar que o Google corrija os problemas do lado do servidor e tente usá-lo no Android mais tarde.
Quando você tem mais de 30 dias de e-mails não lidos e download automático ativado para anexos no Gmail, geralmente acaba com uma grande quantidade de cache no aplicativo . Em geral, o armazenamento em cache ajuda você a navegar no aplicativo mais rapidamente, mas às vezes também pode causar erros.
Se você deseja encerrar este erro com o aplicativo que o impede de usá-lo, siga estas etapas:
Se o Gmail se comportar mal no Android, você pode forçar o aplicativo a parar e reabri-lo. Isso alcançará a mesma coisa que poderíamos fazer quando reiniciamos o smartphone sem precisar esperar que o celular desligue e ligue novamente. Novamente, você terá que acessar as opções de configuração do aplicativo em seu smartphone.
O Android suspenderá todas as atividades relacionadas ao Gmail e você só precisa abrir o aplicativo novamente para ver se funciona como antes.
Ao contrário do iOS, o Google atualiza todos os seus próprios aplicativos através da Play Store. Isso dá mais controle aos usuários, mas às vezes esquecemos que há uma nova versão do software esperando para ser instalada, desde que não tenhamos as atualizações automáticas ativadas.
Se você estiver trabalhando com um aplicativo do Gmail desatualizado , isso pode causar problemas, não apenas dentro do aplicativo, mas nem mesmo ao abri-lo. A solução é muito simples. Basta abrir a Google Play Store, pesquisar pelo Gmail e ver se há atualizações pendentes no menu de informações do aplicativo.
Se o aplicativo estiver instalado. você limpou o cache e os dados, foi forçado a parar e você não detectou nenhum problema com os serviços da empresa, pode ser que o aplicativo que você usa tenha sido danificado por um motivo desconhecido e você deve usar outro aplicativo. Mas se você quiser continuar usando o Gmail, faça o seguinte:
A execução em segundo plano é fundamental para poder receber e-mails, e algumas camadas do Android, por padrão, fazem com que o aplicativo feche quando não estiver em uso. Portanto, o melhor que você pode fazer é configurar essas opções para não enfrentar esses problemas. Faça isso deste modo:
Da mesma forma, é conveniente configurar o aplicativo para que inicie automaticamente sem depender de nós e possa nos enviar alertas de novos e-mails. Faça assim:
Alguns fabricantes de Android como Oppo, OnePlus, Xiaomi, Vivo e Realme podem ser muito agressivos com o gerenciamento de RAM. Para economizar bateria, eles desativam completamente aplicativos em segundo plano como o Gmail no telefone. Esse é um dos motivos que nos impede de receber e-mails até abrirmos o aplicativo.