Se você tem fubá em casa e não sabe que receita preparar com o ingrediente, experimente o fubá suado! Este prato de nome curioso é bastante tradicional em Minas Gerais e se assemelha ao conhecido cuscuz nordestino.
Pode ser apreciado de maneira simples, apenas com manteiga, ou incrementado com ovos, linguiça, bacon, queijo e diversos temperos. Algumas pessoas preferem consumir no café da manhã, enquanto outras o servem como acompanhamento no almoço.
Fubá Suado: veja como fazer um Cuscuz de panela superfácil molhadinho
Receita de fubá suado
Ingredientes
- 2 xĂcaras de fubá
- 1 xĂcara e 1/2 de água
- 1 colher de sopa de manteiga
- Sal a gosto
Modo de preparo
Inicie colocando uma panela larga no fogĂŁo para facilitar o processo. Derreta a manteiga e adicione o fubá. Mexendo sempre, acrescente água aos poucos para cozinhar o fubá. Gradualmente, a farinha adquire uma aparĂŞncia Ăşmida (nunca excessivamente molhada!) e pequenos grumos se formam na panela, como se fosse uma farofa. Adicione o sal conforme sua preferĂŞncia, misture mais um pouco e desligue o fogo quando o fubá estiver bem cozido. Tampe a panela e deixe descansar por cerca de cinco minutos, atĂ© que o vapor forme gotĂculas. É daĂ que surge o nome fubá suado, pois a farinha de milho “sua” na panela.
Qual é a diferença entre fubá suado e cuscuz?
A principal diferença entre fubá suado e cuscuz Ă© a forma de preparo. No primeiro, tĂpico de Minas Gerais, o fubá bem fininho Ă© cozido diretamente na panela com um pouco de água. No segundo, entretanto, Ă© mais comum preparar a receita com flocĂŁo de milho em uma cuscuzeira, com a farinha cozinhando em banho-maria. No entanto, como o Brasil Ă© um paĂs vasto, Ă© possĂvel que em alguns lugares o fubá suado seja apenas uma denominação diferente para o cuscuz mais usual.
Ambos os pratos podem ser incrementados com vários ingredientes para realçar ainda mais o sabor. Uma sugestão para quem deseja adicionar queijo ao fubá suado é incluir o ingrediente no final do preparo, derretendo-o aos poucos enquanto a panela está fechada. Já no caso de ovos, linguiça e bacon, eles devem ser refogados separadamente antes e misturados à farinha no final do preparo.