Forças russas intensificam ataques e se aproximam de Kiev. As forças russas estão a apenas 25 km da capital ucraniana, de acordo com o último relatório de inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido.
Na manhã deste sábado (12/03), intensos combates foram relatados no noroeste da capital. À medida que as tropas russas avançavam, sirenes foram ouvidas durante a noite em outras cidades ucranianas, de Lviv, no oeste, até a região nordeste de Sumy.
O relatório da inteligência britânica diz que a grande coluna russa ao norte da capital se dispersou, “provavelmente para apoiar uma tentativa de cercar a cidade”.
“Também pode ser uma tentativa da Rússia de reduzir sua vulnerabilidade aos contra-ataques ucranianos, que custaram um número significativo de vidas entre as forças russas”.
Em outros lugares, as cidades de Chernihiv, Kharkiv, Mariupol e Sumy estão cercadas e enfrentando bombardeios pesados, acrescenta o Ministério da Defesa britânico.
A batalha perto de Kiev deixa um deserto
Lyse Doucet, Correspondente Internacional Chefe da BBC, Kiev.
O ritmo da guerra na capital, Kiev, é medido em quilômetros nos últimos 17 dias. Acabamos de receber a notícia do Ministério da Defesa do Reino Unido de que a maior parte das forças russas está agora a apenas 25 km do centro de Kiev.
Mas mesmo quando recebemos esses relatos do avanço russo, do noroeste, do nordeste, eles estão avançando sob fogo ucraniano, com infantaria, com armas antitanque fornecidas pelo Ocidente e com drones.
Como sempre, os defensores contam e se beneficiam da inteligência de uma população local muito patriótica.
Mas também ouvimos que os russos estão bloqueados por seus próprios problemas: dificuldades logísticas e escassez de suprimentos.
Devemos observar que, embora a maioria das forças esteja a apenas 25 km de distância, algumas estão ainda mais próximas.
Temos relatado o que está acontecendo na cidade de Brovary, a 13 km do centro de Kiev.
Brovary é a palavra ucraniana para “cervejarias”. Costumava ser famosa por suas cervejas especiais e seus belos parques. Agora é famosa por imagens do exército ucraniano usando artilharia pesada para repelir uma coluna blindada russa.
Esse é o cenário em toda a capital, particularmente no noroeste e nordeste: intensas lutas pelo controle das pequenas cidades, as portas de entrada da cidade.
E o que eles deixam para trás? Grandes faixas de bairros são agora terrenos baldios enegrecidos.