A pele na região das axilas é muito delicada, especialmente porque está constantemente em contato com o atrito das roupas, é onde ocorre grande parte da transpiração e onde crescem os pelos que frequentemente são removidos.
Na verdade, é muito comum que as pessoas desenvolvam foliculite nesta área, uma condição causada por lesões físicas nos folículos capilares, que resulta em inflamação, vermelhidão, pelos encravados e pus. Para tratar eficazmente a foliculite nas axilas, compartilharemos as melhores dicas com você.
Foliculite nas Axilas: veja as melhores dicas para tratar pelos encravados:
1- Opte pela depilação a laser caso tenha foliculite nas axilas:
Uma das principais recomendações para se livrar da foliculite nas axilas é evitar o uso de lâminas de barbear, pois estas frequentemente são as principais causas do seu surgimento. As lâminas de barbear tendem a acumular uma grande quantidade de bactérias, o que pode levar à infecção dos folículos capilares e prejudicar o crescimento natural dos pelos.
Além disso, o ato de raspar a pele também pode causar inflamação, o que favorece o surgimento da foliculite. Recomendamos que você considere a remoção dos pelos das axilas por meio de tratamentos a laser, que não apenas reduzem os pelos encravados, mas também diminuem seu crescimento e a pigmentação da região.
2- Faça esfoliação nas axilas:
Às vezes, a foliculite pode estar relacionada ao acúmulo de células mortas na pele, o que dificulta o crescimento dos pelos e os faz crescer internamente, causando infecções, vermelhidão e formação de pus. Portanto, é aconselhável manter essa área completamente limpa e livre de impurezas, incluindo esfoliações em sua rotina de higiene pelo menos uma vez por semana.
Você pode aplicar um esfoliante com textura antes do banho ou, à noite, antes de dormir, usar ácido glicólico ou salicílico para ajudar a remover as células que se acumulam nos folículos capilares. No entanto, lembre-se de não exagerar na frequência, pois a esfoliação excessiva pode causar irritação.
3- Evite roupas apertadas:
Outra razão comum para o surgimento da foliculite nas axilas é o uso de roupas apertadas, que podem causar atrito e lesões na região. Além disso, roupas que se ajustam demasiadamente nas axilas podem fazer com que o suor se acumule, promovendo o mau odor e o aparecimento de pelos encravados. Se você está sofrendo com foliculite, recomendamos que reduza o uso de roupas que fiquem muito justas nas axilas e, em vez disso, opte por camisas mais largas e peças com alças. Escolher tecidos respiráveis, como algodão, linho, seda e liocel, também pode ajudar a prevenir a foliculite.
4- Use creme de pepino para eliminar pelos encravados
Após aplicar o esfoliante, vamos aprender como acalmar a pele. Para isso, utilizaremos o pepino, um vegetal rico em água e nutrientes que possui propriedades calmantes e regeneradoras, capazes de reduzir inflamações, aliviar coceiras e hidratar a pele ressecada.
Para preparar um creme natural à base de pepino, você vai precisar de: 1 pepino, 2 colheres de leite, 2 folhas de babosa e 6 gotas de suco de limão. Misture a polpa do pepino e da babosa e adicione o suco de limão e o leite à mistura. Coloque o creme em uma jarra, deixe na geladeira por algumas horas, aplique nas áreas afetadas, deixe agir por 20 minutos e enxágue.
Embora a foliculite nas axilas geralmente não seja visível para outras pessoas, pode ser bastante incômoda, causando inflamação, coceira e, em alguns casos, dor ou desconforto. Portanto, recomendamos experimentar essas quatro soluções para dizer adeus aos pelos encravados nessa área.
Atenção! Antes de usar faça um teste de alergia e não esqueça de consultar o dermatologista, caso apresente constantemente pelos encravados.