Fiz um Pix errado: como recuperar o meu dinheiro?
É humano errar. O problema surge quando cometemos um erro ao fazer um PIX. Às vezes, erros são cometidos por pressa, descuido ou impaciência e as transferências por PIX não são exceção. Principalmente durante festas, quando temos um dinheiro extra na conta.
A tecnologia tem sido uma aliada para facilitar qualquer processo, porém, ainda não está isenta de erro humano. Certamente já aconteceu com você que depois de fazer um PIX você percebe que foi para a conta errada. Se sim, não se preocupe, pois seu dinheiro não está totalmente perdido. Tem chance de recupera-lo. Vejamos!
O erro mais comum é fazer o depósito para o destinatário errado, ou colocar o valor errado ou duplicar o valor. Esses erros são chamados de erros operacionais do cliente, ou seja, operações que o usuário realizou de forma errada.
Para entender como solucionar esse problema “Fiz um Pix errado: como recuperar o meu dinheiro?”, é preciso entender como funciona esse recurso.
O Pix é uma forma de pagamento rápido, que você pode usar para fazer pagamentos ou transferências, em qualquer hora do dia, todos os dias da semana. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento. Cadastre sua chave Pix, que é como um apelido da sua conta, no banco ou instituição onde possuir conta. Com essa chave, você não precisa mais informar banco, agência e conta para receber um Pix.
Agora que você já entende tudo sobre o sistema, vamos solucionar a dúvida “Fiz um Pix errado: como recuperar o meu dinheiro?”
Após a confirmação do PIX, como a liquidação do Pix ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada por você naquele momento, segundo o Banco Central (BC). No entanto, ainda é possível tentar identificar a pessoa por meio da própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Daí você poderá entrar em contato com o Banco para estabelecer uma comunicação com a pessoa que recebeu o dinheiro de forma errada. Se tiver sucesso, poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago.
Sendo a sim, a devolução terá que ser feita por livre e espontânea vontade do recebedor. Ele poderá utilizar uma funcionalidade disponível no Pix para devolver o valor. Mas não é obrigatório. Portanto, você terá que contar com a boa vontade e honestidade da outra pessoa. Contudo, se erro foi cometido para uma conta com uma chave aleatória, a identificação é inviável e você não terá como receber o valor. Mas nem tudo está perdido, confira abaixo.
Sim. de acordo com o Banco Central (BC), o cliente pode registrar uma reclamação nos canais de atendimento da própria instituição em até 80 dias corridos da ocorrência do fato objeto da reclamação. Além disso, desde o dia 30 de junho de 2021, as instituições passaram a disponibilizar um atalho no ambiente Pix de seus aplicativos para o canal oficial a ser utilizado para registro dessas demandas.
Ainda segundo BC, caso o problema não seja resolvido, o cliente pode registrar uma reclamação no Banco Central, no Fale Conosco do BC. Essa reclamação pode ser registrada em até 45 dias corridos da ocorrência do caso. O pedido será processado por meio do Sistema de Registro de Demandas do Cidadão (RDR). Documentos e evidências deverão ser anexados no momento do cadastramento do registro de reclamação. Somente será analisado um único registro de reclamação sobre um mesmo caso, não sendo considerados válidos os excedentes, cabendo às instituições participantes do Pix indicarem, na resposta à demanda idêntica, o número da demanda anterior.
Atenção! Desacordos comerciais não são objetivo do processo de resolução no âmbito do Pix e devem ser tratados entre as partes envolvidas. Exemplos de disputas comerciais: recebimento de produto diferente das especificações, cancelamento de evento ou de reserva, insatisfação com produto, entre outros.
No quadro abaixo, é possível verificar alguns procedimentos para casos específicos: