Fique atento a estes golpes do WhatsApp que podem atingir qualquer usuário. O WhatsApp é um dos aplicativos que mais usamos no nosso dia a dia. Precisamente por esse motivo, pessoas mal-intencionadas tentam enganar outras pessoas por meio dessa plataforma.
Afinal, você pode encontrar todos os tipos de usuários com os quais pode aplicar métodos de engenharia social muito diversos. As consequências de cair nessas armadilhas são imprevisíveis.
É possível que alguém consiga se passar por sua identidade, obter o número do seu cartão de crédito ou convencê-lo a depositar uma certa quantia, alguns dos possíveis problemas de segurança do WhatsApp. Portanto, é melhor estar preparado para não acabar sendo mordido por nenhum desses golpes.
Neste golpe, a tática que utilizam é sempre a mesma: contactam as mulheres fazendo-as acreditar que estão falando com os seus filhos. Na mensagem eles indicam que este é o novo número e pedem que enviem algum dinheiro para resolver um problema urgente.
Se alguém lhe perguntar no WhatsApp quem você é e lhe disser que encontrou seu número no catálogo de endereços, desconfie. Exceto em raras ocasiões, é uma farsa.
Em dezembro de 2021, foi o WaBetaInfo, um respeitável portal que acompanha as notícias do WhatsApp, que trouxe à tona essa técnica com a qual os golpistas tentam obter informações pessoais importantes. Como é que eles conseguiram? Muito fácil.
Com a desculpa de que não conhecem seu interlocutor, começam a fazer perguntas relacionadas a dados importantes para acessar contas sociais e de e-mail. O objetivo não é outro senão “sequestrar” os perfis e contas para depois exigir um resgate em troca de devolver o acesso ao seu legítimo proprietário.
O mesmo meio citado acima explica que a simpatia dos golpistas faz com que o usuário enganado se sinta à vontade e forneça informações pessoais sem muitos obstáculos.
Diante do que foi exposto neste artigo, você provavelmente está se perguntando qual a melhor forma de estar preparado para um possível golpe do WhatsApp. Aqui estão algumas recomendações práticas para evitar ser vítima de fraude: