Fim da obrigação de fazer autoescola para tirar a CNH será votada em 2023
Todos nós temos tentar fazer a carteira de motorista em algum momento da nossa vida, um processo que não é fácil para muitos de nós e pode ser muito caro. Para tentar facilitar a obtenção da tão esperada CNH, um Projeto de Lei está tramitando no congresso nacional e pode mudar o cenário em todo o país.
Atualmente, o salário mínimo é estipulado no valor de R$ 1212,00, e o custo médio em uma autoescola para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A/B é de aproximadamente R$3.500,00, podendo esse valor ser bem superior. Portanto, a maior parte deste custo é formado pelos valores pago as autoescolas.
No momento, as autoescolas são responsáveis por ministrar aulas teóricas e práticas. No entanto, um Projeto de Lei 3781/2019 que está tramitando no Congresso Nacional prevê o fim da obrigação de fazer autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o Projeto, as aulas de autoescola não serão mais obrigatórias a quem quiser fazer a sua CNH de categorias A e B. Conforme prevê a nova regulamentação, somente será necessário pagar uma taxa ao Detran e em seguida realizar os testes de aptidão, psicotécnico, teórico e prático.
Isso definitivamente barateia os custos e diminui o tempo para obtenção da Carteira de Motorista, a CNH. Atualmente a lei obriga as pessoas a fazer autoescola, onde pagam uma taxa muito alta pra tirar a CNH de carro e moto, é um processo demorado e muito caro.
Esse Projeto de Lei é de autoria do deputado General Peternelli, do PSL, mesmo partido do presidente da república Jair Bolsonaro.
O Projeto de Lei tramita no Congresso Nacional em regime de Prioridade e deve ser apreciado em 2023. Ele já passou pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados sendo apensado ao Projeto de Lei 2471/2019.
Para quem sabe, a votação é a última etapa da tramitação da proposição. Para dar início a uma votação, é necessária a verificação de quórum. A votação no Plenário da Câmara dos Deputados requer a presença de, no mínimo, 257 deputados. Portanto, o Projeto de Lei deve passar por dois turnos de votação. Para sua aprovação, são necessários votos favoráveis da maioria absoluta dos deputados (257 votos).