Fila de espera: INSS pode negar seu benefício por este motivo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acumula uma fila de pedidos de benefício que supera 1,75 milhão, e segurados ainda relatam que tiveram pensões negadas após recusa do órgão em receber alguns documentos.
Embora o decreto que regulamenta as exigências informar que para fazer jus ao benefício previdenciário é necessária a apresentação de certidões de casamento e de nascimento de cônjuge e filhos, assim como identidade (sem especificar data), na hora da apresentação do documento tem sido exigida uma versão atualizada.
Nestes casos, o beneficiário terá que procurar o cartório onde foi realizado o casamento ou registro de filhos e pedir uma nova certidão. No caso de pensão por morte, pode ser exigida uma nova certidão de casamento. Outro documento que pode ser solicitado com via atualizada é a carteira de identidade.
De acordo com os últimos dados disponíveis do INSS, em setembro do ano passado, 25% dos requerimentos na fila do órgão estavam parados por falta de algum documento, o que faz o pedido cair em exigência.