O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que a fila de espera cresceu em janeiro. Mais de 1,2 milhão de pessoas estão à espera de um posicionamento do instituto acerca de assuntos referentes à aposentadoria, pensões e benefícios da autarquia. A dúvida que fica neste momento é: dá para adiantar o processo de alguma forma? Vamos entender o que acontece.
O atual governo já alertou para o déficit de funcionários que trabalham para o INSS, o que deve motivar novos concursos em breve. Enquanto isso, 1,27 milhão de brasileiros aguardam respostas sobre suas solicitações. Segundo o instituto, em dezembro, o número de pessoas na fila de espera era de 1,08 milhão, quase 150 mil a menos do que atualmente. Inclusive, os pedidos pendentes também aumentaram em 2023.
Pedidos pendentes são aqueles que já passaram por um processo inicial de análise, mas continuam sob cuidados do INSS por falta de documentos ou de informações específicas. Nestes casos, os segurados precisam esperar até que o sistema seja capaz de processar os dados e dar um parecer ou efetuar os pagamentos de direito.
Uma das promessas de campanha do atual presidente Lula era a de zerar a fila de espera do INSS. Porém, o desafio parece ser maior do que aquele que era esperado. Por hora, os beneficiários devem ter paciência par ter suas solicitações analisadas e atendidas.
É importante ressaltar que o governo atual ainda não indicou um novo presidente para o INSS, fato que deve continuar atravancando o processo e aumentando a fila de espera. Isso indica que o problema não deve ser resolvido em fevereiro, nem em março, conforme apontam alguns analistas.
Seu processo é um dos que está na fila para ser apreciado e deseja saber o que pode fazer para ter alguma resposta rápida? Bom, neste caso vale frisar que o INSS dá preferência para algumas modalidades de pedidos.
Isso inclui situações em que envolvem risco de vida, acidentes de trabalho, invalidez e outros problemas mais urgentes que não podem esperar dias, semanas ou até meses para serem apreciados. Neste caso, a fila é menor e os processos tomam a dianteira de outros com menor gravidade.
Agora, se a sua solicitação diz respeito a um pedido padrão de aposentadoria, não existe muito o que possa ser feito para agilizar o processo.
A espera é a única saída para as pessoas que possuem solicitações comuns que precisam esperar. Por esse motivo, a dica de muitos advogados e especialistas em previdência consiste em dar entrada nos pedidos o quanto antes.
Algumas pessoas aguardam resposta do INSS a mais de dois meses, conforme apontam entrevistas e relatos em sites de reclamações na internet.
Você pode conferir seu processo e informações adicionais no site meu.inss.gov.br ou no aplicativo para Android e iOS Meu INSS.