O Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do governo federal que oferece medicamentos essenciais gratuitos para a população. Qualquer cidadão com orientação e prescrição médica pode usufruir do benefício.
O programa oferece tratamento de graça para diabetes, asma, hipertensão e outras doenças. Confira quais são as dúvidas e requisitos para ter acesso.
Abaixo estão as principais dúvidas dos brasileiros relacionadas ao Programa Farmácia Popular do governo federal:
Para ter acesso aos medicamentos gratuitas do programa Farmácia Popular, você deve ir a algum estabelecimento credenciado com o CPF, documento com foto e receita médica original.
Qualquer receita valida e assinada por um médico oficializado por CRM pode ser utilizada. Isso vale tanto para prescrições particulares quanto para as que foram feitas no Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso que o documento tenha sido prescrito há no máximo 120 dias. No caso de anticoncepcionais, a receita tem validade de 1 ano.
Menores de idade devem estar acompanhados dos pais, os quais devem apresentar o documento do menor ou o deles próprios para conseguir o medicamento pelo programa Farmácia Popular.
Não. O documento deve ser retido em formato de cópia, a qual ficará arquivada nos registros do estabelecimento comercial.
Sim. No entanto, na falta da assinatura é preciso oferecer a digital nos cupons vinculados e a farmácia deve ficar com uma cópia da identidade da pessoa.
Abaixo está uma lista com os medicamentos mais comuns encontrados no programa Farmácia Popular do governo federal:
Para diabetes:
Para hipertensão arterial: