Para quem pensa que fazer bolo em casa é uma tarefa cara, posso garantir que se engana e que é mais fácil do que pensa. Além de ingredientes básicos e um preparo bem simples para que você possa saborear essa tradicional e deliciosa sobremesa, você vai economizar dinheiro. O melhor é que vamos usar apenas 3 ingredientes.
O bolo que vamos fazer cai muito bem em qualquer hora e que funciona muito bem como lanche ou café da manhã.
Esta preparação deve o seu sucesso ao método de preparação e não aos ingredientes utilizados, seguir o passo a passo da forma correta permitirá obter resultados idênticos aos da fabricação industrial ou aos oferecidos pela sua padaria favorita. Pode pré-aquecer o forno e prepare-se para conseguir o melhor bolo caseiro com o máximo de fofura possível para deliciar crianças e adultos.
Receita de bolo caseiro
Este bolo, além de delicioso, é nutritivo e capaz de oferecer 7,00 gramas de proteína e 1,62 gramas de fibra para você se alimentar e ter uma digestão saudável. Também destaca o fato de incluir vitaminas graças à farinha comumente fortificada e aos aminoácidos exclusivos encontrados nos ovos. Dito isto, é hora de detalhar a preparação e os seus ingredientes para um bolo caseiro e no mais convido-vos a visitar a nossa seção Melhores Receitas com uma infinidade de receitas fáceis variadas.
Ingredientes necessários para fazer o bolo em casa
- Ovos: (250 gramas).
- Farinha de trigo com fermento: 120 gramas .
- Açúcar: 120 gramas.
Preparação do bolo mais fofo
Passo 1: Como primeiro passo, separe as claras das gemas e coloque-as em recipientes separados. Bata as claras, se possível com batedeira para minimizar o esforço e obter resultados mais relevantes.
Quando começarem a espumar, acrescente metade do açúcar (em forma de chuva) e continue batendo até que as varetas consigam traçar uma linha nas claras, o que indica que estão no ponto exato.
Passo 2: Agora é a vez de bater as gemas com o açúcar restante, elas vão mudar de cor imediatamente e aumentar de volume. Da mesma forma que com as claras, deve-se parar quando as varetas conseguirem riscar as gemas.
Passo 3: Adicione a farinha de trigo peneirada ao recipiente para as gemas batidas e com o auxílio de uma colher de silicone (paleta) fará movimentos de envelopamento para não perder volume.
Aqui você vai começar a intercalar porções de clara de ovo batida e depois de farinha. É importante que consiga manter um equilíbrio correcto entre a espessura da mistura (adicionando mais farinha ou mais claras).
Passo 4: Quando conseguir atingir uma massa homogênea, despeje a mistura na forma previamente preparada com papel manteiga. Caso a fôrma não possua capacidade antiaderente, deve-se borrifar as paredes com spray desmoldante ou aplicar uma camada de manteiga.
Passo 5: A seguir, você leva ao forno pré-aquecido a 160°C, isso começará a dourar a partir de aproximadamente 20 minutos e vai depender do tipo de forno utilizado. Lembre-se de usar a técnica do palito para verificar se está bem feito por dentro.
Dica Bônus
Assim que o bolo estiver cozido, retire-o e deixe-o descansar para esfrie antes de desenformar. Este vai diminuir um pouco de tamanho ou pode apresentar rachaduras, é normal e não requer nenhum tipo de preocupação. Um truque muito usado é virá-lo e usar sua base ou prato como parte superior, pois ficará perfeitamente liso.
Agora a imaginação será quem ditará no que diz respeito à decoração, pois é capaz de ser muito flexível na hora de aceitar outros ingredientes para decorar ou rechear; embora você possa perfeitamente mantê-lo como saiu do forno e consumi-lo em seu estado original. Portanto, é um óptimo bolo para acompanhar com um batido, café, chá ou a bebida à sua escolha.