Cozinhar arroz parece ser uma das coisas mais simples da cozinha, mas não é. Você também não precisa ser muito especialista, mas tem suas próprias técnicas para deixá-lo “solto e gostoso”.
A primeira coisa a ter em conta na hora de cozinhar o arroz é que deve ser feito com medidas exatas. Tal como em uma panificadora tudo se mede e pesa, o mesmo acontece com este grão.
Algumas das razões pelas quais chefs experientes dizem que é um prato complicado se devem a quatro elementos: é preciso ter cuidado com a quantidade de água que se usa, a intensidade do calor com que se cozinha, o tipo de arroz e até o tipo de receita que vai preparar.
Quando você aprender a preparar bem o arroz, poderá fazer qualquer receita com esse ingrediente.
Quantas vezes não ouvimos aquela famosa frase dita: “o teste decisivo na cozinha é você saber fazer arroz”. Para que você não se sinta constrangido e se exiba com a família, vamos te ensinar vários segredos para fazer um arroz delicioso. Confira abaixo.
Confira os segredos para cozinhar o arroz perfeito
Siga estes passos ao pé da letra para cozinhar o arroz e conseguirá o resultado que procura há muito tempo:
Lave o arroz
O arroz precisa ser lavado para remover qualquer impureza e não se torne pegajoso. A única forma de saber se já está limpo é quando a água com que o lava sai transparente.
Evite o desperdício de grãos de arroz despejando a quantidade que vai usar em uma peneira e verá como é fácil lavá-lo.
Medir a água
Para não errar, a medida deve ser para cada xícara de arroz, usa-se 1 ½ xícara de água. Você deve prestar atenção ao medir, porque se colocar água demais, o arroz ficará pegajoso e parecerá com uma pasta.
Cuidado com a intensidade do calor
Depois de ferver o arroz com a água correspondente, recomendamos que ferva em fogo médio.
Quando a fervura começar a ocorrer, recomendamos abaixar o fogo e tampar, mas não totalmente, para que o vapor se solte e não fique preso em seu interior.
Abaixe a temperatura
Alguns minutos depois, verifique o arroz e, se notar que se formaram algumas “lacunas” ou buracos, cubra-o completamente e abaixe o fogo o máximo possível.
O final
Deixe assim por aproximadamente 15 minutos, desligue o fogo e está mais do que pronto para servir e saborear.
Recomendações adicionais
Evite mexer no arroz durante o cozimento. Depois de lavar e fritar, você pode fazer o mesmo, mas não é uma opção muito saudável.
Verifique constantemente para que a água não seja totalmente consumida desde o início e, assim, evite que queime.
Se algo não correr bem e a água não for totalmente consumida, recomendamos que esvazie o seu arroz para um recipiente que possa colocar no forno, aquecendo pouco a pouco conseguirá que a restante água seja consumida.