Facebook testa aplicativo que libera internet gratuita sem usar seus dados móveis – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Facebook testa aplicativo que libera internet gratuita sem usar seus dados móveis.

A empresa Facebook, em conjunto com a plataforma Discover, está desenvolvendo um recurso que permite aos usuários das redes sociais navegar no aplicativo Facebook sem gastar seus dados móveis.

>Facebook: como descobrir quem rejeitou seu pedido de amizade

Com o trabalho de várias operadoras de telefonia e tais plataformas, agora será possível navegar no Facebook e outros aplicativos usando o mínimo de dados do telefone.

>WhatsApp bani seu número se você tiver esses aplicativos no celular

Isso é possível graças ao Discover, que é um aplicativo que permite acessar a Internet do seu celular com uma largura de banda mínima, mas sem consumir os dados do seu plano telefônico.

 No momento, esta ferramenta tecnológica está em fase de testes.

>Facebook agora mostra contadores de hashtags para verificar sua popularidade

Sendo assim, esta função poderá ser acessada através do site móvel e de uma aplicação para dispositivos móveis Android, com o intuito de ter uma maior acessibilidade às aplicações do Facebook na ausência de infraestrutura.

Como funciona o aplicativo Discover?

A plataforma Discover usa baixa largura de banda através do uso de um proxy que permite que elementos leves e texto sejam carregados de páginas da web. No entanto, não é compatível com arquivos pesados ​​para download, como fotos e vídeos.

>Facebook cria uma nova rede social: confira a novidade

É possível usar este serviço em todas as páginas da web, incluindo o aplicativo do Facebook. Além disso, armazenando o histórico de navegação.

O Discover foi criado em colaboração com as companhias telefônicas Bitel, Claro, Entel e Movistar.

>5 mensagens de WhatsApp que um homem sempre responde

Não há informação sobre disponibilidade do Discover no Brasil. O Facebook sinaliza que os resultados dos testes é que vão determinar a liberação da ferramenta para mais países.