Facebook Messenger e Instagram passam por defeito na criptografia

Facebook Messenger e Instagram passam por defeito na criptografia
Facebook Messenger e Instagram passam por defeito na criptografia – Foto: Facebook

Facebook Messenger e Instagram passam por defeito na criptografia. Meta, a empresa que inclui Facebook, Instagram e WhatsApp, não instalará criptografia ponta a ponta por padrão em seus serviços de mensagens até pelo menos 2023.

Instagram e Facebook Messenger não terão criptografia de ponta a ponta por padrão até 2023. A empresa fundiu o Facebook Messenger e os bate-papos do Instagram no ano passado como parte de seu plano para unificar as mensagens em todas as suas plataformas.

>Aprenda aqui algumas dica para impulsionar suas vendas no Instagram

No momento, apenas os bate – papos do WhatsApp têm criptografia de ponta a ponta habilitada por padrão. No caso do Instagram e Facebook Messenger, é necessário ativar a criptografia manualmente. Como garantem a Meta, o motivo do atraso se deve às preocupações com a segurança dos usuários.

A criptografia de ponta a ponta de um aplicativo de mensagens significa que apenas os participantes de uma conversa têm acesso às mensagens. Nem mesmo a própria plataforma teria capacidade de ler essas mensagens, o que impediria a Meta de cumprir seu compromisso de erradicar a atividade criminosa em suas redes sociais.

A Meta garantiu no início de 2021 que a criptografia de ponta a ponta por padrão estaria disponível no início de 2022. No entanto, a empresa agora reconhece que não será possível instalá-la com todas as garantias pelo menos até 2023.

A aplicação deste mecanismo de privacidade nas plataformas Meta segue um ritmo irregular. O mais avançado é o WhatsApp, e não apenas porque a criptografia ponta a ponta está habilitada por padrão. Este aplicativo de mensagens também permite que você faça cópias de backup de bate-papos protegidos por esse método.

>WhatsApp da Meta está renovado: novo design e o que essa mudança traz

No caso do Facebook Messenger, a opção de criptografar mensagens ponta a ponta está disponível desde 2016. Além disso, recentemente também incorporou a criptografia ponta a ponta em chamadas e videochamadas.


COMPARTILHAR