Facebook lança serviço gratuito de jogos na nuvem como Stadia ou Xbox.
Já temos várias opções para desfrutar de videogames na nuvem, como o xCloud do Xbox Game Pass ou o Stadia do Google. Agora, mais uma opção foi adicionada, a partir de um nome que você não esperava: Facebook.
Os videogames na nuvem diferem dos demais por não serem executados em nosso dispositivo, mas em servidores que fazem o “trabalho duro”. É graças a isso que podemos reproduzir com nosso celular títulos que nunca poderíamos executar, apenas por ter uma conexão com a Internet.
Agora o Facebook anunciou que também investiu nessa tecnologia, e agora a oferece a todos os usuários de sua plataforma de jogos do Facebook; mas seu projeto é muito diferente da Microsoft e do Google.
>>Como descobrir quem rejeitou seu pedido de amizade no Facebook?
A partir de hoje, cerca de cinco jogos do Facebook Gaming podem ser desfrutados sem precisar baixar nada, bastando iniciar o aplicativo do Facebook ou acessar o site oficial do projeto.
Os primeiros títulos acessíveis desta forma são:
>>Nova função: Facebook lança assinaturas e permite cobrar por conteúdo
O Facebook confirmou que mais títulos serão adicionados em breve, cobrindo todos os gêneros e tipos de jogos; Esses foram os jogos escolhidos porque a prioridade inicial é melhorar a latência, o tempo que leva para gravar a ação e exibi-la na tela. Esse é um dos grandes obstáculos para os jogos em nuvem, e é por isso que o Facebook decidiu começar pelo difícil: jogos de corrida e ação que são mais sensíveis a essas falhas.
Os jogadores mais entusiastas não perderão que se trata de jogos para celular. Pode parecer estranho, mas o Facebook Gaming não oferece console ou jogos para PC; na verdade, o Facebook esclareceu que eles não têm como objetivo substituir nossos dispositivos favoritos. Eles acreditam que os videogames na nuvem não substituirão os “tradicionais”, mas serão uma nova opção para começar a jogar.
O acesso a esses jogos é gratuito, pois para iniciar esses jogos estão disponíveis gratuitamente nas lojas de aplicativos.
>>Facebook Watch lança ‘Topics’: a possibilidade de seguir hashtags
O Facebook também decidiu não oferecer suporte ao iOS para seus jogos em nuvem; ele está disponível apenas para Android e por meio do navegador de um computador. O Facebook aponta as políticas da Apple sobre jogos em nuvem como o motivo para não lançar esse recurso na App Store; Além disso, eles acreditam que têm limitações com o que pode ser alcançado no Safari, por isso não pensam em lançar a versão web para iOS, pelo menos por enquanto.
Este parece ser um lançamento um tanto estranho, muito diferente do xCloud ou Stadia; Ao contrário desses, o Facebook Gaming pretende ser uma forma de acessar jogos móveis e da web. Na verdade, se você tem um celular recente, não precisa jogar na nuvem: você pode baixar esses jogos diretamente.
Talvez seja melhor compreendido porque o Facebook garantiu que não lançará um serviço de nuvem separado; Portanto, esta é apenas uma opção que eles oferecem se já usamos o Facebook Gaming, não uma forma de conquistar o mercado de jogos.
>>Instagram permite criar chatbots usando o API do Facebook Messenger