Facebook já está trabalhando em sua própria cópia do app Clubhouse. Prova de que o Clubhouse, a rede social de bate-papos de áudio de que todos falaram nas últimas semanas, está fazendo sucesso é o fato de só aparecerem competidores.
O Twitter desenvolve o Twitter Spaces há meses, uma função certamente semelhante e que já foi testada com alguns usuários – nós mesmos pudemos usar e é realmente muito semelhante ao Clubhouse –
E nos últimos dias também conversamos sobre o Quilt – similar, embora focado em questões de bem-estar – e Fireside, que está em desenvolvimento e será lançado ainda este ano.
>>Facebook: evite que estranhos encontrem seu perfil na rede social
Mas a prova definitiva é que o Facebook, empresa que tradicionalmente imita tudo que pode fazer sucesso em outras redes sociais, está preparando sua própria versão do Clubhouse.
Não surpreendentemente, isso acontece depois que o próprio Mark Zuckerberg teve uma participação surpresa em uma sala do Clubhouse na semana passada que atingiu o limite máximo de usuários permitidos ao mesmo tempo, 5.000, com os quais ele conversou sobre realidade aumentada e realidade virtual.
Agora sabemos que o Facebook prepara sua própria versão do aplicativo de bate-papo com áudio. De acordo com o jornal The New York Times, que cita fontes próximas à rede social, o desenvolvimento ainda está em uma fase muito preliminar e os engenheiros da empresa que estão envolvidos em sua criação estão estritamente proibidos de fazer declarações.
>>Facebook Messenger: saiba como bloquear mensagens de um contato
Isso significa que levaria pelo menos semanas – senão meses – para assistir ao lançamento de um recurso semelhante ao Clubhouse no Facebook. Parece que, nesta ocasião, o sucesso dos chats de áudio pegou a empresa de Mark Zuckerberg de surpresa, que demorará para ter seu produto pronto.
Lembre-se que mesmo o Clubhouse ainda está em beta, e seu lançamento oficial ainda não foi feito, mas nesse sentido o Twitter é muito mais avançado que o Facebook, já que o Spaces é quase uma realidade. Em qualquer caso, o Facebook não confirmou oficialmente que está trabalhando em uma plataforma de chat de áudio.
Depois de imitar o sucesso do Stories e copiar o Snapchat, tentando imitar o boom do TikTok com Instagram Reels, lançando seu próprio Tinder… não há dúvida de que mais cedo ou mais tarde, se o Clubhouse continuar a ser tão popular, o Facebook vai acabar tendo o seu própria funcionalidade de bate-papo com áudio… ou comprando um. Teremos que estar vigilantes.
>>Facebook Workplace: plataforma deixa de ter o plano gratuito