Facebook irá alertá-lo sempre que compartilhar um artigo sobre o COVID-19.
A mídia social se tornou um terreno fértil perfeito para a disseminação de desinformação. E o COVID-19, um dos grandes eventos que aconteceram à humanidade nos últimos tempos, obrigou algumas empresas a repensar seu sistema de controle de desinformação. Agora o Facebook entra em ação novamente.
>Truque do Chrome que te impedirá de cair em golpes na internet
O Facebook adicionou avisos à sua plataforma para usuários que compartilham postagens sobre o COVID-19. A partir de agora, os usuários que compartilharem um artigo sobre o COVID-19 receberão um aviso antes de fazê-lo sobre a sua idade e as implicações que tem.
O objetivo, de acordo com o próprio Facebook, é “ajudar as pessoas a entender a atualidade e a origem do conteúdo antes de compartilhá-lo, direcionar as pessoas ao nosso centro de informações COVID-19 para garantir que as pessoas tenham acesso a informações confiáveis sobre COVID-19 de todo o mundo por autoridades de saúde.“
>Facebook fará auditoria externa sobre relatório de revisão de conteúdo
Aviso do Facebook
Essas notificações baseiam-se nas que estão atualmente disponíveis na plataforma. Notificações de tópicos foram lançadas em junho, alertando os usuários quando eles compartilhavam conteúdo desatualizado que poderia ser falso. Essas notificações sobre o COVID-19 são basicamente as mesmas.
Este novo menu é apenas parte de uma série de medidas que o Facebook vem implementando desde os primeiros estágios da pandemia, para que sua plataforma não se torne o lar de muitos teóricos da conspiração que vomitam perigosas teorias da conspiração.
>Facebook lança app que promete prever o futuro e se chama Forecast
Outras medidas da empresa consistiram em colocar as mensagens informativas sobre o coronavírus no topo do Feed de Notícias, além do centro de informações do COVID-19.
Assim que compartilharmos um artigo sobre COVID-19, o Facebook nos avisará sobre isso. Se for muito antigo, ele nos alertará sobre isso, nos dizendo o quão desatualizado está.
Dada a mudança da situação da pandemia, há muitos dados com meses de idade que foram atualmente refutados. Além disso, serão mostradas informações sobre o site, suas fontes e sua origem. Também podemos acessar o centro de informações COVID-19 de lá.
>WhatsApp: você sabia que pode ouvir os áudios antes de enviá-los?
Mais esforços
O Facebook teve que tomar medidas mais prolíficas para evitar a disseminação da desinformação. Em última instância, a expansão de grupos que têm encorajado medidas que minam a segurança.
Nos últimos meses, o Facebook tem conduzido uma limpeza sistemática de grupos anti-máscara e restringiu a postagem de mensagens negativas, conhecidas por interagir com histórias falsas sobre o coronavírus.
>Twitter libera opção de escolher quem pode responder aos seus tweets
Então, como parte da introdução da notificação aos usuários, o Facebook garantiu que examinará certas fontes de informação para garantir que os links a seguir não apareçam nessas notificações.
“Nesse sentido, queremos garantir que não desaceleramos a divulgação de informações de autoridades de saúde confiáveis, para que o conteúdo publicado por autoridades de saúde governamentais e organizações de saúde globais reconhecidas, como a Organização Mundial de Saúde, não apareça nas notificações”.
>Quatro novidades revolucionárias do WhatsApp que tornarão sua vida mais fácil