Você sabe qual é o seu tipo de cabelo? Não nos referimos à sua aparência, desta vez focaremos na sua estrutura.
É por isso que agora falaremos sobre o teste de porosidade, um teste que nos permitirá conhecer a composição do seu cabelo e traçar uma estratégia de cuidado totalmente personalizada.
No mercado, podemos encontrar diversas opções para cabelos lisos e cacheados, mesmo para couro cabeludo seco ou oleoso. Porém, poucas opções são pensadas de acordo com a porosidade das nossas fibras capilares. Continue lendo para saber como cuidar do seu cabelo com os melhores produtos para você.
Para realizar este teste é necessário um copo de água e cabelos limpos e secos. É preciso introduzir o cabelo no líquido, evitando que ele toque nas pontas. Então espere 10 ou 20 minutos. A porosidade do seu cabelo pode ser média, normal ou alta, conforme explica o site Bio-Sakure:
Se o seu cabelo afundar completamente, significa que a porosidade está alta. Isso significa que quando lavamos o cabelo, ele absorve imediatamente, infelizmente fica completamente seco depois de algumas horas. Você deve saber que esse é o tipo que precisa de mais cuidados. O cabelo cacheado é aquele que costuma apresentar essa densidade.
Para cuidar do seu cabelo, você precisa de um shampoo e condicionador para o seu tipo de couro cabeludo, procure escolher produtos da mesma linha. Aplique também máscaras 2 a 4 vezes por mês. Quanto aos produtos para pentear, você vai precisar de creme, óleo para as pontas e gel para dar mais fixação ao cabelo.
Se o seu cabelo ficar no meio do copo, significa que a porosidade dele é média. Este é o mais recomendado, pois significa que você tem cabelos normais e não requer muitos cuidados. Tem um brilho natural e não parece tão áspero. A porcentagem de umidade nessas fibras é ideal, por isso podemos usar praticamente qualquer produto.
A rotina para esse tipo de cabelo é usar máscara 2 vezes por mês, lavar os cabelos com o shampoo que seu couro cabeludo necessita, condicionador da mesma linha e produtos de styling leave-in, como o gel.
Se o cabelo permanecer na superfície, significa que a porosidade está baixa. Esses cabelos ficam molhados rapidamente e demoram horas para secar, além disso, costumam ser brilhantes, macios e ficam oleosos com facilidade. Por outro lado, é difícil que produtos como tinturas penetrem e saiam da fibra capilar.
A rotina de cuidados ideal é um shampoo adequado ao couro cabeludo, um condicionador de textura leve e um gel fixador. Além disso, você pode usar óleos leves, como coco, semente de uva ou jojoba.