Um dos pratos típicos da Andaluzia é o peixe frito. Com esta receita fácil, você poderá desfrutar desta delícia em casa em apenas alguns minutos e seguindo alguns passos simples.
O peixe frito é um prato tradicional da gastronomia andaluza, com origem na zona costeira da região. Essa preparação tem uma longa tradição e tornou-se um prato emblemático da cozinha andaluza.
Ingredientes necessários:
- 1 kg de peixe de tamanho pequeno (anchova, badejo, tainha, lula, acédia, choco, lula…)
- Farinha especial para fritos e empanados ou mistura 50% farinha de trigo com farinha de grão de bico
- 1 limão
- azeite de oliva
- Sal
Como preparar peixe frito:
- Comece por limpar o peixe, dependendo da sua variedade e tamanho. Por exemplo, peixes pequenos podem ser fritos sem evisceração, mas se forem de tamanho considerável, é melhor retirar as tripas e as cabeças, se desejar.
- Antes de começar a preparação propriamente dita, é importante que todo o peixe esteja seco, então use papel de cozinha para secá-lo bem.
- A seguir, passe todo o peixe na farinha e polvilhe com as mãos para retirar o excesso. Uma boa técnica é colocar o peixe com a farinha em um saco e mexer para que ele adquira a quantidade necessária.
- Depois de enfarinhado, frite o peixe aos poucos em óleo quente e abundante, a cerca de 180º C, garantindo que o óleo cubra perfeitamente todo o peixe. Se os pedaços de peixe forem pequenos, cerca de um minuto será suficiente; caso contrário, pode levar de 2 a 3 minutos processando crocantes por fora e até macios por dentro.
- Escorra o peixe frito e deixe-o sobre papel de cozinha absorvente para retirar o excesso de óleo.
-
Agora só falta salgar a gosto, empratar e servir à mesa acompanhado de um limão cortado em quartos, para que cada comensal possa acrescentar a quantidade de suco de limão que desejar!