Existem alimentos sem prazo de validade? Esse é o segredo. A má organização na hora das compras costuma ser a razão pela qual jogamos toneladas de comida no lixo todos os anos. Essas informações são baseadas no aplicativo Phenix, criado para dar uma segunda vida aos alimentos que estão prestes a ser jogados fora.
Devemos aprender a ler os rótulos dos alimentos e sobretudo aprender a diferenciar entre data de validade e data de consumo preferida. Um estudo da OCU afirma que cerca de quarenta por cento da população não faz distinção entre os dois conceitos.
Mas com certeza você não sabia que existem alguns alimentos que não possuem data de validade apesar de terem uma data de consumo preferencial. Nós dizemos-lhe quais são.
Se você apostar no consumo responsável, saber quais alimentos você pode consumir a qualquer momento será um primeiro passo. Por exemplo, o mel é um deles, pode mudar de cor ou cristalizar com o tempo, porém está sempre em boas condições. Será o suficiente para você colocá-lo em banho-maria para que ele recupere seu estado original.
A mesma coisa acontece com o arroz, permanece em boas condições apesar da passagem do tempo. Embora o trigo inteiro fique rançoso devido ao seu alto teor de óleo.
O vinagre e o sal também se conservam bem para sempre, além disso, você também pode usar o primeiro para limpar. No caso do sal, o único cuidado que você deve ter é mantê-lo longe da umidade para que não apareçam fungos.
Outro par de alimentos sem prazo de validade é o café e o açúcar. O café solúvel dura para sempre se o mantivermos no freezer e o café moído também, mesmo que esteja bem armazenado em uma embalagem fechada.
Para que o açúcar dure, devemos armazená-lo em local sombreado e seco, a única coisa que pode acontecer é que ele endureça. A mesma coisa acontece com a farinha de milho, se a mantivermos em local fresco e seco, ela também dura por tempo ilimitado.
As leguminosas também não expiram, embora com o passar do tempo elas demorem mais para cozinhar. Ou seja, se você só os secar, se forem enlatados ou conservados, se tiverem prazo de validade. Finalmente, licores fortes ou bebidas destiladas duram para sempre, só podem perder algum aroma, mas é quase imperceptível.