Conquistar a primeira habilitação, para muitos, é um marco de independência para muitos jovens. Fazer a Carteira Nacional de Habilitação é uma luta de muitos. Pensando nisso, o Informe Brasil, listou algumas informações para quem pretende fazer o documento. Mas afinal, existe CNH Social Gratuita em São Paulo? Essa é a dúvida de muitas pessoas e vamos tratar desse assunto neste post.
Tem direito a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o jovem que tem 18 anos e sabe ler e escrever. Nesta idade, só é permitido habilitação para carro e moto. Outros veículos, como caminhão e ônibus, somente a partir dos 21 anos.
Primeiro é necessário dar entrada no pedido de habilitação na própria unidade do Detran.SP da sua cidade. O agendamento pode ser feito no site do Detran.SP. Depois, são feitos o exame médico e psicotécnico, as aulas teóricas com prova, aulas com simulador e, por fim, as aulas práticas com a avaliação final.
Dependendo da disponibilidade do aluno para as aulas e dos horários da autoescola, é possível se habilitar em cerca de três meses. De acordo com a legislação federal, o cidadão tem até 12 meses para concluir o processo. Se não o fizer nesse período, será necessário refazer todas as etapas.
Para estudar para a prova teórica, os candidatos à habilitação podem utilizar o simulado que o Detran.SP disponibiliza no portal www.detran.sp.gov.br, em seu aplicativo para tablets e smartphones. O banco de questões é o mesmo utilizado no exame.
Após pegar o documento, o jovem já pode solicitar a CNH Digital na própria unidade. A versão para celular tem a mesma validade que o documento impresso e pode ser usado para outros fins, como apresentação no embarque de aeroportos e rodoviárias, compras, etc..
Infelizmente, São Paulo não aderiu a CNH Social gratuita. Portanto, para fazer a Habilitação em São Paulo, é preciso pagar as seguintes taxas abaixo:
– Faça os exames médico e psicológico. Atenção! A taxa de cada exame é paga diretamente ao médico e ao psicólogo.
– Depois de considerado apto pelo médico e pelo psicólogo, matricule-se em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado.
– Faça o Exame teórico. Agende aqui.
– Depois de aprovado no exame teórico, a autoescola irá imprimir a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Com ela, você pode iniciar o curso prático de direção veicular na categoria pretendida.