Você sabia que é possível receber o Bolsa Família mesmo sendo beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC)?
Isso mesmo! Muitas pessoas desconhecem esse detalhe importante e acabam perdendo a oportunidade de receber o auxílio destinado à população mais pobre. Mas afinal, como isso é possível? Vamos descobrir juntos nessa matéria!
O governo federal é responsável por fazer o repasse tanto do Bolsa Família quanto do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado à população pobre. Apesar de ambos os benefícios terem essa finalidade, existem diferenças entre eles.
Uma das principais diferenças é a renda mínima exigida para cada um deles. Para receber o BPC, a pessoa deve ter mais de 65 anos ou ser uma Pessoa com Deficiência (PcD) de qualquer idade, e a renda mínima da família deve ser de até R$ 325,50. Já para receber o Bolsa Família, a família deve seguir o requisito mínimo de renda, que é de até R$218 por pessoa.
No entanto, um detalhe que poucos sabem é que os beneficiários do BPC podem receber o Bolsa Família sem que seu benefício seja cancelado. Isso ocorre porque o BPC não é incluído no cálculo da renda mínima per capita do Bolsa Família, feito pelo Cadastro Único (CadÚnico).
Para solicitar tanto o BPC como o Bolsa Família, é preciso estar atualizado no Cadastro Único. Caso a pessoa não tenha o cadastro, é necessário ir para um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde mora e fazer o cadastro ou atualização.
No caso do BPC, após atualizar o cadastro, a pessoa pode acessar o site do Meu INSS ou o aplicativo para fazer o pedido do Benefício de Prestação Continuada. Para isso, é necessário entrar no site do INSS usando os dados da conta do Gov.br ou criar uma conta caso ainda não tenha. Em seguida, basta fazer o login e tocar em “novo pedido” e digitar “Benefício de Prestação Continuada”. As instruções para concluir o pedido aparecerão na tela.
É importante lembrar que o BPC é um benefício assistencial e, portanto, não exige contribuição prévia à Previdência Social. Além disso, ele não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos.
Veja também: NOVO AVISO do INSS saiu HOJE (18/04) e surpreende a todos que recebem BPC