EXCELENTE NOTÍCIA para quem quer comprar carro usando o FGTS acaba de sair | Você já imaginou utilizar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar um carro novo? Pois é exatamente isso que a indústria automotiva brasileira está discutindo com o governo federal.
A ideia é utilizar parte do FGTS dos trabalhadores para impulsionar as vendas de veículos e aquecer o mercado automotivo, que ainda sofre com a crise gerada pela pandemia. Será que essa proposta vai se concretizar? Acompanhe essa matéria para saber mais!
Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, a proposta é semelhante à medida adotada pelo Chile no ano passado, que liberou o fundo de previdência para a compra de veículos novos e as vendas aumentaram significativamente.
Utilização do FGTS
Atualmente, o FGTS só pode ser utilizado para a compra de imóveis, tratamento de doenças graves ou em casos de demissão sem justa causa. A ideia da indústria automotiva é que parte desse recurso possa ser utilizado para a compra de carros novos ou usados, ou para programas de incentivo à renovação da frota.
A Anfavea está tentando recuperar a produção de veículos, que ainda está cerca de 50 mil unidades abaixo dos níveis pré-pandemia. O presidente da associação explicou que, além da falta de componentes, outros fatores como o resfriamento da demanda e paralisações de fábrica também têm impactado a produção.
O governo federal também está discutindo propostas para incentivar a renovação da frota de veículos. Uma das propostas em análise prevê o uso de um fundo de petroleiras para indenizar donos de veículos muito antigos e incentivar a troca por carros mais novos. O projeto, que inicialmente é válido para caminhões, ônibus e vans com mais de 30 anos de fabricação, pode ser ampliado para veículos de passeio.
Projeto de lei em tramitação
Além disso, um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe liberar o saque do FGTS para a compra de carros novos e usados. De acordo com o autor do projeto, a medida visa beneficiar a população e ajudar no aquecimento do mercado automotivo nacional.
O projeto ainda está em análise na Comissão de Administração e Serviço Público (Casp) e deve passar por outras comissões antes de ser votado. Se aprovado, o saque do FGTS para a compra de carros pode se tornar uma nova opção para os trabalhadores brasileiros.
Veja também: PÉSSIMA NOTÍCIA para quem quer solicitar o saque extraordinário do FGTS este ano