No Brasil, a Caixa Econômica Federal é uma das principais operadoras de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de oferecer essa modalidade de crédito para servidores públicos, militares e trabalhadores de empresas privadas conveniadas.
No entanto, desde que o governo federal tratou de baixar a taxa de juros cobradas sobre estes empréstimos, causando uma série de repercussões negativas sobre a medida tomada no final do mês março, os bancos estatais como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, assim como algumas instituições privadas renunciaram a opção do consignado aos aposentados e pensionistas.
Boa Notícia para aposentados do INSS que precisam de empréstimo
Após algumas semanas de negociação entre governo federal, representantes dos aposentados e pensionistas, além da presença de membros representado a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Caixa Econômica Federal retornou a aplicação de empréstimos consignados ao seu público-alvo.
A suspensão dessas operações por parte da Caixa causou grande preocupação entre os aposentados e pensionistas, que dependem desses empréstimos para financiar suas necessidades financeiras.
No entanto, a retomada das operações consignadas veio acompanhada de discussões em relação à taxa de juros cobrada pelos empréstimos. Muitos bancos ofereciam taxas acima do esperado, o que preocupava o governo federal, que estabeleceu uma meta entre 1,99% e 2,01% para a taxa de juros.
Taxas ainda menores
Após negociações, ficou acordado que a taxa de juros sobre os empréstimos consignados para aposentados e pensionistas seria de 1,97%,. A Caixa Econômica Federal terá uma taxa ainda menor, de 1,87%, enquanto os demais bancos, incluindo a própria Caixa, terão o limite de 1,97% na taxa de juros.
A redução da taxa de juros para empréstimos consignados é uma ótima notícia para os aposentados e pensionistas, que agora podem acessar crédito com uma taxa mais baixa. Além disso, a medida incentiva a concorrência entre os bancos, que terão que oferecer taxas competitivas para atrair clientes.
Leia também: ALERTA GERAL para todos os Aposentados e Pensionistas do INSS: Não percam R$ 2 mil reais
Vale lembrar que os empréstimos consignados são uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou no benefício do tomador. Isso proporciona maior segurança para as instituições financeiras e garante uma taxa de juros mais baixa para os clientes.