EUA processa o Facebook e pede para vender Instagram e WhatsApp.
O Facebook foi processado em um tribunal federal de Washington por monopólio. A ação é movida pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) e por um grupo formado por promotores de 48 estados do país após analisar durante 18 meses as atividades da empresa de Mark Zuckerberg. O Facebook está avaliado em mais de US $ 800 bilhões.
>>Facebook ou Instagram: como ativar o modo de economia de dados
Na ação, o Facebook é solicitado a reduzir o tamanho da empresa por ser considerada dominante no mercado. De acordo com o documento, o Facebook teria adquirido “ilegalmente” empresas concorrentes como o Instagram – que adquiriu em 2012 por US $ 1 bilhão e o WhatsApp, com o qual foi adquirido em 2014 e pagou 19 bilhões de dólares.
Na época, a FTC deu sua aprovação às aquisições. No entanto, agora está sendo apontado que as compras estão limitando a capacidade dos consumidores de desfrutar de um mercado competitivo na arena da mídia social.
>>Libra: conheça a criptomoeda do Facebook que será lançada em 2021
A agência também garante que o conglomerado Facebook e sua forma de atuação também limitam a possibilidade de resguardar adequadamente a privacidade dos usuários.
Especificamente, é solicitado na ação que o Facebook – conglomerado cujo valor é estimado em 800 bilhões de dólares – se desfaça do Instagram e do Facebook e outros negócios, ao violar o livre exercício da concorrência com suas práticas comerciais.
No processo, o tribunal é obrigado a forçar o Facebook a alienar ativos em benefício da concorrência. A empresa, por sua vez, indicou que não entende como no passado foram aprovadas as aquisições e agora quer voltar àquelas questões que considerou encerradas.
>>Facebook Messenger: veja como personalizar seus chats no aplicativo