Direitos do Cidadão

Estudantes do Fies e beneficiários do INSS podem comemorar essa GRANDE NOTÍCIA

Publicado por
Tatiane Santos

Estudantes do Fies e beneficiários do INSS podem comemorar essa GRANDE NOTÍCIA | Já pensou em poder voar pelo Brasil pagando muito pouco por uma passagem aérea? Pois é, essa ideia pode se tornar realidade em breve, com o lançamento do programa do Governo Federal que visa oferecer voos mais baratos para certos grupos populacionais.

Se você é estudante do Fies ou aposentado do INSS, pode se preparar para alçar voos por todo o país por um preço superacessível. A expectativa é grande e a data para o lançamento do programa já foi confirmada. Ficou curioso? Continue lendo para saber mais!

O governo federal brasileiro está trabalhando em um novo programa chamado Voa Brasil, que visa oferecer passagens aéreas mais baratas. No entanto, o programa não será disponibilizado para todos as pessoas.

Estudantes do Fies e beneficiários do INSS podem comemorar essa GRANDE NOTÍCIA | Foto: Freepik

Como vai funcionar

Anunciado há alguns meses pelo ministro dos Postos e Aeroportos, Márcio França, o programa deve funcionar como um incentivo para as companhias aéreas preencherem os assentos vagos em voos. A ideia é que as passagens sejam vendidas por um preço médio de R$ 200 reais. A expectativa é de que o programa comece a funcionar em agosto de 2023 por meio de um projeto piloto.

Diferente do que se supôs inicialmente, o programa não envolverá subsídios governamentais para abater o valor das passagens, mas sim uma parceria com as próprias companhias aéreas para oferecer descontos em assentos não ocupados. Segundo o Ministério dos Aeroportos, a ociosidade dos voos durante a maior parte do ano chega a 21%, o que representa uma grande oportunidade para que as companhias possam oferecer passagens mais baratas e ainda assim preencher os assentos vazios.

Quem terá direito ao programa

Embora o programa esteja ainda em fase de estudos, já se sabe que ele deve contemplar certos grupos populacionais, como estudantes beneficiários do FIES, servidores públicos, pensionistas e aposentados ligados ao INSS. Além disso, a criação de um grupo de trabalho para criar as futuras regras do programa deve incluir membros do governo, entidades do setor de aviação e as companhias aéreas interessadas em participar.

A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, será responsável por coordenar os trabalhos já em agosto deste ano. O programa Voa Brasil pode representar uma grande oportunidade tanto para a população quanto para as companhias aéreas, pois permitirá que os assentos vagos dos voos possam ser preenchidos e os passageiros possam viajar a preços mais acessíveis.

Veja também: Programa ‘Voa Brasil’ garante Vitória INEDITA a pensionistas do INSS