Este é o segredo definitivo para que a carne não grude na panela | Comidas tão simples como salmão com mostarda e mel ou um peito de frango grelhado podem se transformar em verdadeiros pesadelos – não apenas por causa das gotas de azeite selvagens que saltam sem parar. A verdade é que tudo parece estar indo bem, a carne começa a liberar seus aromas e sabores, mas quando você vira a carne… aí é que o drama começa.
Existem momentos em que nem o óleo ou a manteiga mais gordurosos e escorregadios nos salvam. Além disso, o antiaderente não pode fazer muito para evitar que a carne grude na frigideira. Por isso, queremos compartilhar alguns truques com você para evitar passar por mais esse sofrimento.
Por que a carne gruda na panela?
Carnes e frutos do mar grudam na frigideira de ferro ou aço porque, ao entrar em contato com o metal quente, essa temperatura desnatura as proteínas musculares, fazendo com que grande parte de sua superfície fique exposta ao material. Essas proteínas criam ligações químicas com o próprio metal, cujas propriedades físicas ajudam os alimentos a grudar. A pior coisa que você pode fazer é cozinhar em baixa temperatura usando uma panela ruim e sem untar. A seguir, daremos alguns truques para prolongar a vida útil de suas panelas e evitar que a carne grude nelas.
Como evitar que a carne grude na frigideira?
1. Use a panela certa.
Como sempre dizemos, investir em ingredientes e utensílios de boa qualidade é fundamental para deixar de sofrer na hora de cozinhar. Você também deve cuidar bem deles: Limpe-os sem usar esfregões ou detergentes abrasivos. As opções infalíveis para escolher uma boa frigideira são o ferro fundido e o inox.
2. Tempere a comida.
Esta técnica é utilizada principalmente com carnes como o lombo, mas produtos como o peixe e o tofu também se beneficiam dessa prática. Isso não melhorará nem afetará o escurecimento da carne, mas evitará que ela grude na frigideira. Retirar a carne alguns minutos antes de cozinhá-la permitirá que as proteínas relaxem para evitar contrastes bruscos de temperatura.
3. Remova a umidade dos alimentos.
Carnes e peixes soltam água ao entrar em contato com a panela, pois ambos contêm esse líquido naturalmente. Isso pode ser evitado se a umidade for retirada antes do cozimento. Para isso, pode-se usar papel de cozinha absorvente ou sal: a peça de carne deve ser salgada dos dois lados, assim o mineral vai liberar a umidade presente e o papel de cozinha vai acabar de absorvê-la. É um efeito muito semelhante ao deixar legumes como berinjela ou abobrinha descansar com sal.
4. Aqueça bem a panela.
Cozinhar na grelha ou refogar com a frigideira sem esquentar bem nos condenará ao fracasso. Também não devemos aquecê-la com o óleo ou gordura que usaremos para cozinhar, ou poderemos passar do ponto de fumaça e