Este é o pior método de descongelar carnes e alimentos
É comum pensar que a intoxicação alimentar é uma doença rara e leve, quando a verdade é que é um problema de saúde pública que atinge todas as regiões do mundo, sejam elas países de alta ou baixa renda.
>Duas receitas deliciosas de batata doce frita com ou sem óleo no forno ou no fogão
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano até 600 milhões de pessoas em todo o mundo, ou quase 1 em cada 10, adoecem após consumir alimentos contaminados. Dessas pessoas, 420.000 morrem, incluindo 125.000 crianças com menos de 5 anos.
>CPF como documento único: saiba se é verdade e como irá funcionar
Qual o pior método de descongelar alimentos?
Um dos erros mais comuns e que os tecnólogos de alimentos estão fartos de criticar é descongelar comida no balcão da cozinha na noite anterior ao manuseio. Sem dúvida é a pior maneira de fazer isso. A temperatura da parte do alimento que fica em contato com a bancada sobe aos poucos e pode perfeitamente chegar a 20-25 graus, condições ideais para a proliferação de bactérias e todos os tipos de microorganismos.
>Descubra os riscos de fazer arroz branco durante a noite
Todos os tipos de agentes capazes de causar doenças de origem alimentar podem se instalar nesses alimentos. Desde bactérias como a Listeria monocytogenes ( L. monocytogenes ) –, a vírus como a hepatite A e vários parasitas.
Segundo a OMS, essas doenças podem causar sintomas de curta duração, como náuseas, vômitos e diarreias, mas também patologias mais prolongadas, como câncer, insuficiência renal ou hepática, e distúrbios cerebrais e neurológicos.
>O truque para descascar camarão e laranja rapidamente em 1 segundo
Descongelá-los em uma placa de madeira é ainda menos recomendado. É um material poroso que retém muito bem a umidade e as bactérias adoram. Esse material deve ser evitado em qualquer cozinha, seja espátula, tábua de cortar ou qualquer outro utensílio.
>Recupere o brilho, acabe com a queda de cabelo e pontas duplas com mamão
Qual o melhor método para descongelar alimentos
Para evitar a proliferação de microrganismos, além de evitar que a textura do produto seja danificada, o melhor é descongelar os alimentos na geladeira. Ao descongelar os alimentos aos poucos, a textura não sofre alterações e a peça fica melhor.
>Onze alimentos que são perfeitos para limpar várias coisas em casa
Se nos esquecemos de tirar do congelador e colocar na geladeira e queremos cozinhá-los naquele dia, podemos descongelar em baixa potência no microondas para evitar que cozinhe. Mas a melhor alternativa sempre será a geladeira.
>Comece a semana fazendo o bolo marquesa de chocolate cremoso sem batedeira e fogo
Utilizar o microondas em vez de descongelar aos poucos na geladeira não colocará em risco a nossa saúde, mas ao optar pelo descongelamento rápido o produto perderá qualidades organolépticas.