Atenção! Este é o novo truque de hackers para roubar sua conta do WhatsApp.
O número de ataques cibernéticos aumentou exponencialmente nos últimos meses em todo o mundo.
>Aprenda como ativar o “Modo Invisível” no WhatsApp – passo a passo
Bem, agora a empresa de cibersegurança Panda Security está alertando sobre um novo “truque” usado por hackers para roubar sua conta do WhatsApp. Ao contrário de outros golpes desse tipo, este é muito bem orquestrado por cibercriminosos que usam a própria infraestrutura do aplicativo.
>Truque simples impede que arquivos do WhatsApp ocupem a memória do seu celular
Iremos explicar como esse “truque” funciona passo a passo. Os hackers enviam uma mensagem para você via WhatsApp avisando que seu número de telefone registrou uma nova conta no aplicativo. Isso é algo que não pode acontecer, pois apenas uma conta pode ser criada para cada número de telefone.
>A função mais esperada do WhatsApp: usar o mesmo número em vários celulares ou tablets
Vamos supor que você não saiba desse fato e acredite que alguém está tentando fazer uma conta com seu número de telefone. Para “confirmar” que você é o proprietário da conta, os cibercriminosos pedem que você reenvie um código de segurança que você recebeu em seu telefone via SMS.
Poucos minutos depois, os hackers tentam fazer o login com o seu número de telefone, para que você receba um SMS real do WhatsApp com o código de segurança de seis dígitos.
>Alerta: essas mensagens podem bloquear o WhatsApp para sempre
Se você enviar esse código para criminosos cibernéticos, perderá completamente o controle de sua conta do WhatsApp e eles o pegarão.
Eles se fazem passar por sua identidade no aplicativo e, dessa forma, podem tentar roubar as contas do WhatsApp de seus contatos.
>WhatsApp pode criar nova função para liberar memória do telefone mais facilmente
Hervé Lambert, da Global Consumer Operations Manager da Panda Security, explica que é um dos ataques mais inteligentes vistos nos últimos meses. Portanto, os hackers usam as próprias medidas de segurança do aplicativo para torná-lo vulnerável.