Estas são as regras para congelar bem um alimento. Se saber como colocar os alimentos na geladeira é essencial, saber como congelá-los não é menos importante. A congelação é um sistema de conservação de alimentos magnífico porque permite comprar em grandes quantidades e ter produtos sazonais disponíveis fora de época e a um bom preço. No entanto, não seguir as regras corretas ao congelar e descongelar os alimentos pode comprometer a segurança do seu consumo.
Vale lembrar alguns princípios básicos de congelamento de alimentos que podem evitar que uma refeição saborosa acabe em intoxicação alimentar.
1- Legumes: Depois de limpos, são escaldados ou cozidos. O branqueamento ou branqueamento consiste em submergir os vegetais por dois minutos em água fervente e, às vezes, acidificar com limão para preservar a cor. A razão para este branqueamento é parar o processo natural de deterioração e eliminar as bactérias. Uma vez drenado, é aconselhável secá-lo antes de colocá-lo nos sacos de congelação e extrair o máximo de ar possível antes de fechar o recipiente.
2- Fruta: Para congelar a fruta é preciso descascá-la ou lavá-la e cobri-la com açúcar ou calda. A quantidade de açúcar é de 250 gramas por quilo de fruta. Se o que se usa é xarope, existem diferentes concentrações (30% -300 gramas de açúcar por litro de água- para melão, laranja e toranja; 40% para damascos; 50% para pêssegos, ameixas ou abacaxi, etc). A calda, uma vez fria, é derramada sobre a fruta. Para embalar a fruta quando congelada, ela é colocada em sacos de congelação ou em recipientes rígidos se estiver congelada em calda.
3- Carnes: Você tem que remover o excesso de gordura, pele e ossos. As porções apropriadas são feitas para o uso pretendido e cada porção é embrulhada em papel alumínio ou plástico.
4- Peixe: Tem que ser escamado, eviscerado, separado da cabeça, lavado e seco. É embrulhado em plástico ou papel alumínio.
5- Ovos: Eles não podem ser congelados inteiros porque, quando o conteúdo se expande, a casca se rompe. Além disso, as gemas estouram quando atingem o ponto de congelamento, enquanto as claras congelam bem em potes de vidro. Se quiser congelar ovos, deve fazê-lo batido e guardado em recipientes herméticos.
O produto descongelado nunca deve ser recongelado.
Caso opte por congelar algum produto que não seja distribuído nestas condições de armazenamento, a recomendação é fazê-lo enquanto a embalagem não estiver aberta.
No momento em que é aberto, seja em conserva, semi-conserva ou produto fresco , as chances de contaminação aumentam. Portanto, após o descongelamento, teremos um alimento com maior probabilidade de estar contaminado do que o original.