BelezaEstilo de VidaPele

Estas são as pessoas que NÃO devem usar retinol na pele

O retinol é um ingrediente que retarda os sinais de envelhecimento porque contribui para a produção de colágeno. Desta forma, os tratamentos com retinol permitem ter uma pele muito mais lisa, jovem, sem manchas e mais luminosa. Esse ingrediente, que promete eliminar rugas, não é indicado para todos os tipos de pessoas.

Cada vez mais pessoas recorrem ao uso do produto para melhorar sua aparência e dar ao rosto uma aparência mais jovem. Porém, especialistas alertam que há pessoas que não devem usar retinol na pele se esta apresentar determinadas características.

Estas são as pessoas que NÃO devem usar retinol na pele
Estas são as pessoas que NÃO devem usar retinol na pele | Foto: Freeppik

Quem NÃO deve usar retinol?

Pessoas que não devem usar retinol são aquelas que possuem pele seca ou sensível. O retinol nesses indivíduos pode causar efeitos adversos como vermelhidão, ressecamento, fotossensibilidade, irritação, queimação e ardência nas áreas onde o produto foi aplicado. É aconselhável que essas pessoas não apliquem retinol e consultem um médico antes de fazê-lo.

Por outro lado, o retinol irá beneficiar pessoas que têm pele normal, oleosa ou mista, resolvendo problemas como acne, rugas, inflamação ou hiperpigmentação. Pessoas que possuem essas características utilizam-no para combater os sinais de envelhecimento e manchas causadas pelo sol.

Como usar o retinol?

No caso de incorporação através de produtos comerciais, recomenda-se uma dose de 5.000 unidades internacionais (UI). Este tratamento é utilizado para lesões leves, que requerem uma pequena quantidade de retinol. Por outro lado, caso se deseje um tratamento mais forte, o ideal seria uma dose entre 100.000 a 1.000.000 UI diárias. Para essas doses é necessário ir a um profissional médico para que seja prescrita a quantidade certa.

Os efeitos do retinol são limitados, durando algum tempo, mas exigindo outra aplicação para manter os resultados. Altas doses deste produto nem sempre fornecem solução, pois é necessária apenas a administração para que o ingrediente faça efeito na pele.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional.  Por isso, antes de aplicar qualquer coisa na pele,  faça um teste de alergia e busque orientações com seu dermatologista.

Yanara Cardeal

Jornalista, pós- graduada em Comunicação Corporativa, sonhadora, perseverante e entusiasta da alimentação saudável. Ama receitas fáceis e dicas de beleza. Redatora do Informe Brasil, ama cuidar da família.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo