Ei, churrasqueiro de plantão! Sabia que nem toda carne é boa para churrasco? Isso mesmo, alguns cortes são “furadas” e podem fazer seu churras ficar bem menos saboroso. Pra você não errar na hora de comprar a carne e garantir elogios no próximo churrasco com a galera, a gente foi conversar com os experts no assunto: os açougueiros. Eles nos contaram quais são os piores cortes para churrasco e que devem ser evitados. Se liga nas dicas e arrase no próximo churrascão!
Continue lendo para descobrir quais são os piores cortes de carne bovina e por que ele devem ser evitados.
Esses são os piores cortes de carne bovina para churrasco, segundo os açougueiros: devem ser evitados
Os açougueiros explicaram que alguns cortes de carne bovina não são ideais para churrasco por várias razões. Alguns têm muita gordura e acabam pegando fogo na churrasqueira, enquanto outros têm muitos nervos e podem ficar duros. Vamos a alguns cortes que você deve pensar duas vezes antes de comprar para o churrasco:
- Músculo da paleta: O músculo da paleta é uma parte da carne bovina que se estende da parte superior do peito até a parte inferior do pescoço do animal. Ele é conhecido por ser um dos cortes mais duros e menos saborosos.
- Músculo (ossobuco) – Esse corte é fibroso e tem massas musculares sobrepostas, o que torna a carne menos suculenta e mais difícil de assar uniformemente. É mais indicado para cozidos e ensopados, que permitem que as fibras se desfaçam e a carne fique mais macia.
- Peito bovino – Sendo uma parte do boi mais dura e trabalhosa de grelhar, o peito é mais adequado para preparações de cozimento lento, como assados no forno ou defumados.
- Lagarto – Originário da parte traseira do boi, esse corte é menos macio e, portanto, menos popular entre os churrasqueiros. Ele é mais adequado para rosbife ou carne de panela.
- Coxão duro – Como o próprio nome sugere, essa carne é mais dura e difícil de trabalhar na grelha. É mais indicado para pratos cozidos, como picadinho ou carne assada.
- Patinho – Por ser uma carne mais seca e com pouca gordura, o patinho não tem bom desempenho na churrasqueira. É mais recomendado para bifes ou ensopados.
- Pescoço – A carne do pescoço do boi é fibrosa e demora para assar, não sendo uma boa opção para churrasco. É melhor utilizada em preparações de cozimento lento, como guisados ou ensopados.
- Capa de filé – Este corte possui textura desigual, nervos e uma camada espessa de gordura. É mais adequado para pratos de cozimento lento com molhos.
- Ponta de agulha (costela de minga) – Com muito colágeno, essa carne tende a ser dura e difícil de preparar na grelha. Não é uma boa opção para churrasco.
Em vez desses cortes, opte por cortes mais macios e suculentos, como picanha, alcatra, maminha, contrafilé e fraldinha. Esses cortes são ideais para churrasco, pois possuem uma quantidade adequada de gordura, o que os torna mais saborosos e suculentos quando grelhados.