Um desses 4 motivos pode fazer o INSS negar a sua aposentadoria

Publicado por
Jerffeson Brandao
Um desses 4 motivos pode fazer o INSS negar a sua aposentadoria | Crédito da imagem: Gazeta do Povo

Um desses 4 motivos pode fazer o INSS negar a sua aposentadoria.

Na hora de analisar o pedido de aposentadoria, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) leva em consideração diversos critérios, podendo liberar ou negar a concessão do benefício.

>Saiba se você é um dos 500 mil beneficiários do INSS que tiveram atrasados liberados este ano

Para ajudar você a não ter problemas na hora de solicitar sua aposentadoria, listamos os 4 motivos mais comuns que levam o INSS a negar os pedidos. Fique atento!

>Nova versão do WhatsApp permitiria grupos mudos para sempre

Um desses 4 motivos pode fazer o INSS negar a sua aposentadoria:

1. Falta de reconhecimento de atividade especial. Para evitar que o período no qual você trabalhou com exposição à insalubridade não seja considerado, esteja com seu LTCAT e PPP atualizados.

>Aposentados do INSS que receber ligação, WhatsApp e Cartas pedindo esses dados: vão roubar seu dinheiro

2. Falta de recolhimento de contribuições por parte da empresa. Se a empresa não realizou as devidas contribuições ao INSS, o seu tempo de contribuição pode não ser considerado. Nesse caso, é necessário complementar a prova do trabalho e das contribuições (utilizando contracheques, contrato de trabalho, termo de rescisão, extrato do FGTS, testemunhas, etc).

>Aprenda a alterar o formato da fonte nas mensagens no WhatsApp

3. Rasura na carteira de trabalho. É importante conferir se os dados registrados na sua carteira de trabalho estão claros. Se houverem informações ilegíveis ou rasuradas, pode haver problemas na hora de calcular os períodos de contribuição. Neste caso é importante complementar a prova do período com outros documentos como contracheques, contrato de trabalho, termo de rescisão, extrato do FGTS e testemunhas.

>Sindicato pressiona governo para INSS pagar décimo quarto (14º) de aposentados e pensionistas

4. Falta de reconhecimento de atividade rural ou de pesca. O tempo trabalhado, desde a infância, em regime de economia familiar (agricultura, pecuária, pesca, etc) conta para a sua aposentadoria. Para que o INSS reconheça esse tempo trabalhado em atividade rural, é preciso apresentar alguns documentos como: contrato individual de trabalho ou CTPS, contrato de arrendamento, registro de imóvel rural, comprovante de cadastro do INCRA, blocos rurais, ficha de associado ao sindicato, histórico escolar, entre outros.

Se o seu benefício foi negado, não se assuste! Procure um especialista que poderá lhe orientar corretamente e, se for necessário, ajuizar ação contra o INSS a fim de garantir o seu direito!

Fonte: Anildo Advogados – anildoadvogados.com.br