Até agora acreditávamos que o tomate é um vegetal que se conserva melhor na geladeira. Mas a verdade é que estamos enganados. É um grande erro que estamos cometendo.
Você já reparou que, dias depois de ficar na geladeira, o tomate perde o sabor e fica com uma textura pastosa? Hoje explicamos o que acontece.
Segundo informações do site Muito Interessante, Cientistas franceses do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola (INRA, na sigla em francês) explicam por que refrigerar tomates não é uma boa ideia.
Você deve saber que o sabor do tomate se deve a uma mistura de açúcares e ácidos voláteis (compostos que produzem aromas). Quando os tomates são armazenados em temperatura ambiente (cerca de 20°C), eles não apenas mantêm seus voláteis, mas também continuam a produzi-los.
Isso significa que seu sabor será mais intenso e, portanto, delicioso. Ao contrário, quando estes são armazenados na geladeira ou em temperatura inferior a 3°C, não só param de produzir seus voláteis, como os que já existem começam a diminuir.
Isso significa que o sabor fresco característico do tomate é perdido. Então, o ideal é armazená-los em temperatura ambiente. E se tem tomate na geladeira, é hora de tirá-lo!
O grupo científico do INRA também descobriu que o tomate pode recuperar seus voláteis 24 horas após ser retirado da geladeira, se não passar mais de 6 dias refrigerado. Eles também apontam que é aconselhável retirá-los da geladeira 1 dia antes de consumi-los para apreciar seu verdadeiro sabor.
Se os consumidores reclamam da falta de sabor dos tomates comerciais, parte do problema pode vir do armazenamento dos tomates depois de colhidos. Mas outros fatores também podem entrar em jogo, como o fato de os tomates serem cultivados acima do solo.