Dicas de Casa

ESSA forma de carregar seu celular está destruindo ele sem você perceber

Publicado por
Evelin Leone

Um telefone celular é provavelmente o companheiro com o qual a maioria das pessoas, se não todas, passa mais tempo atualmente. Devido à sua utilidade, eles se tornaram imprescindíveis na comunicação, busca de informações e para diversas ferramentas para bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Embora alguns dispositivos móveis possam ser mais difíceis de usar do que outros, nenhum é eterno. O coração do seu celular é a bateria, então atenção especial deve ser dada a esse detalhe. Neste artigo, vou falar sobre algumas formas comuns de carregar celulares que estão destruindo a bateria do celular sem que você perceba.

Antes de tudo, devemos entender que a duração da bateria não permanece constante ao longo da vida útil do seu celular, mas diminui lentamente com o tempo, à medida que a bateria descarrega e recarrega. Isso ocorre porque a reação química que produz eletricidade faz com que finas camadas de lítio sejam depositadas nos eletrodos, reduzindo a quantidade disponível para gerar eletricidade e aumentando a resistência interna da bateria.

Essa forma de carregar seu celular está destruindo ele sem você perceber

Vamos citar dois motivos específicos que estão relacionados à sobrecarga ou descarga total da bateria, bem como ao superaquecimento. Vamos ver um por um.

  1. Superaquecimento do celular. A bateria e as temperaturas extremas não se dão nada bem, portanto, tente mantê-lo longe desse tipo de ambiente. Por outro lado, também está relacionado ao fato de que você deve evitar a todo custo realizar tarefas pesadas (como jogar videogames) enquanto carrega o celular. O superaquecimento do seu dispositivo pode danificar a bateria ou até mesmo fazer com que ela exploda.

ShowMetch explica que quando conectamos o carregador ao celular, uma corrente elétrica começa a fluir da fonte de alimentação para a bateria do celular, e se você estiver jogando videogame ao mesmo tempo, isso consome energia da bateria, resultando em um fluxo simultâneo de entrada e saída de energia. Isso pode levar ao superaquecimento da bateria, o que pode causar vazamento de fluido e até explosão.

  1. Sobrecarga e descarga total. Você não deve permitir que seu telefone celular descarregue totalmente ou carregue 100%, pois a bateria ficará “estressada” porque os íons de lítio que a compõem trabalharão mais.

Recomendações para prolongar a vida útil da bateria do seu celular e, consequentemente, do próprio smartphone:

  • Mantenha a bateria entre 20% e 80%, pois quando esse limite é ultrapassado, a bateria de íons de lítio trabalha mais. Ter isso em mente pode prolongar a vida útil da bateria. Portanto, você deve garantir que a bateria não chegue a 0% ou mesmo a 100%.
  • Embora a maioria dos carregadores agora seja projetada para parar de carregar quando atinge 100%, os especialistas desaconselham deixar o celular conectado por longos períodos. Isso significa que você não deve deixar o celular conectado durante a noite ou por várias horas após concluir a carga.