Essa é a quantidade certa de sal que você pode consumir por dia
A hipertensão é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos, onde prevalece uma dieta rica em sal e gordura. Em países como a Brasil, a pressão alta, principal fator de risco para um ataque cardíaco ou derrame, afeta muitos adultos.
Os médicos garantem que a redução de 1 a 3 gramas de sal por dia tem efeito na redução da hipertensão arterial. No caso de pessoas que não são hipertensas, mas sempre mantêm a ingestão de sal acima do recomendado, elas têm maior risco de sofrer da doença.
Além disso, o consumo excessivo de sal é uma “porta aberta” para o sobrepeso e a obesidade, principalmente por levar ao consumo de bebidas açucaradas, e também representa um risco de câncer gástrico.
Qual a quantidade certa de Sal que devemos consumir por dia?
O sal é bom e seu consumo é sempre necessário nas doses recomendadas que, segundo a Organização Mundial de Saúde, não devem ultrapassar 5 gramas por dia em adultos.
No entanto, calcular a ingestão diária de sal é difícil, pois a maior parte dele não vem do saleiro, mas dois terços do sal que ingerimos vêm de alimentos processados. As principais fontes de sal são as salsichas, os pães (como as formas), os queijos e os pratos preparados. No total, 56,9% do sal vem desses alimentos.
As diferentes estratégias de saúde têm alcançado o compromisso da indústria de alimentos em reduzir o sal em seus produtos e, embora ainda não tenha sido publicado, um novo estudo já contempla reduções em alguns alimentos como cereais, pão ou pratos prontos.
Como reduzir a ingestão de sal?
Mostramos algumas estratégias para reduzir a ingestão de sal nas refeições que você prepara: