Você já parou pra pensar por que temos ovos de cores diferentes? Alguns são branquinhos, outros são mais para o marrom. E isso faz a gente se perguntar: a cor faz diferença no gosto ou na saúde? Vamos acabar com essa dúvida agora mesmo!
Primeiro de tudo, vamos falar sobre o quanto os ovos são bons pra saúde. Eles estão cheios de coisas boas, como proteínas, vitaminas e minerais, e não pesam na balança, pois têm só umas 80 calorias cada. Ou seja, comer ovo é uma maneira top de cuidar da alimentação sem ganhar uns quilinhos a mais.
Mas, olha só, comer ovo cru é recomendado, viu? Eles podem ter umas bactérias, tipo a salmonela, que às vezes vem da sujeira na casca. Então, o que importa mesmo é se o ovo está limpinho e fresquinho.
Aqui está a verdade: Galinhas de plumagem branca tendem a produzir ovos brancos, enquanto galinhas de penas marrons geralmente nos presenteiam com ovos de casca marrom. Portanto, a percepção de que ovos marrons carregam um selo “natural” ou oferecem benefícios de saúde adicionais em comparação com os brancos é, de fato, um mito desmascarado. Portanto, a cor da casca do ovo é meramente um reflexo da raça da galinha e não tem impacto no seu perfil nutricional ou qualidade!
Nutricionalmente falando, não importa se você escolhe ovos marrons ou brancos; ambos possuem um perfil nutricional quase idêntico. Qualquer variação só seria notável se as galinhas fossem alimentadas com uma dieta especializada, resultando em ovos com atributos únicos, como um aumento no conteúdo de ômega-3.
Então, tá aí, mistério resolvido! A cor do ovo não importa, o que importa é como a galinha vive e o que ela come. Agora você pode escolher sabendo que não está caindo em papo furado. E pode curtir seus ovos do jeito que preferir: na omelete, no bolo ou cozido. Eles são gostosos de todo jeito!