O espague à Carbonara é, sem dúvida, uma das receitas da culinária italiana que se tornou conhecida em todo o mundo. O domínio de seu preparo é considerado uma das conquistas dos aspirantes a chef, pois envolve algumas considerações que devem ser respeitadas para que o prato fique no ponto certo.
O molho carbonara original, muito mais conhecido na Itália, não leva creme, variação que fora da Itália é o que vem à cabeça quando se ouve a palavra carbonara . A verdade é que, para os italianos, adicionar natas a esta receita é pouco menos que um pecado capital, já que é feito com gemas batidas directamente na massa, à qual se junta o bacon e por fim polvilhado com abundante pimenta-do-reino moída (algumas dizem que a pimenta é uma reminiscência de carvão).
Existem várias versões de sua origem. Para alguns, carbonara se refere a carbone , carvão, pois se pensa que o nome da receita faz alusão a quem preparava carvão nos Apeninos. Outros dizem que a receita surgiu em plena Segunda Guerra Mundial, quando o exército aliado estava na Itália: os soldados, cansados da mesma comida, davam aos cozinheiros ovos e toucinho, que tinham em abundância, para fazer alguma coisa.
Essa teoria não agrada aos italianos, que insistem que a carbonara tem origem mais antiga e distante dos estrangeiros. Para apoiar esta explicação, eles citam um escritor culinário de origem napolitana, que aparentemente já em 1839, havia nomeado esta receita em seu livro Cucina teorico-pratica.
Seja como for, a receita que trazemos hoje é super fácil, pois vamos fazer um molho feito de ovos queijo e bacon. O resultado é um prato requintado com um sabor único. Siga o passo a passo desta receita de espaguete à carbonara e saboreie uma das maravilhas da culinária italiana.
Ferva bastante água em uma panela e espere até atingir o ponto de ebulição para adicionar um punhado de sal grosso. Aproximadamente 30 gramas está bom, para esta quantidade de massa serve 4 pessoas.
Coloque a massa na água e respeite o tempo de cozedura que diz na embalagem. Quanto melhor for a qualidade da massa, melhor será o nosso prato.
Prepare o molho, corte nosso bacon em tiras e doure em uma panela em fogo baixo.
Bata os ovos ou as gemas com o queijo pecorino numa tigela e tempere com um pouco de pimenta moída na hora.
Escorre a massa e reserve um pouco da água do cozimento.
Coloque a massa na panela, com o fogo desligado, com o bacon e acrescente o preparo dos ovos com o queijo pecorino, mexendo vigorosamente.
Adicione um pouco da água do cozimento até obter a cremosidade desejada e já podemos servir.