A pele oleosa tende a ser oleosa e gordurosa . Esse tipo de epiderme apresenta espinhas, cravos e poros dilatados que lhe conferem uma textura irregular, de modo que para tratá-la são necessários produtos específicos e remédios naturais, como é o caso do limão , que pode ser usado para realizar um efeito esfoliante facial.
Em geral, a pele oleosa é caracterizada por sua aparência irritantemente brilhante e nada lisa. Quem tem esse tipo de pele sabe bem que às vezes não se trata apenas de ter esse tipo de pele, mas também que muitas vezes a maquiagem e outros produtos cosméticos não ficam bem ou talvez duram menos do que o esperado.
Felizmente, temos vários remédios caseiros que podem nos ajudar a evitar que a pele gere tanto sebo, ou que realmente nos permitirão controlar melhor a oleosidade e o brilho. Especificamente, um precioso aliado pode ser o limão . De fato, esta fruta, além de ser rica em vitamina C , tem efeito tonificante e adstringente. O limão pode ser o ingrediente de uma máscara ou pode ser usado para uma esfoliação semanal, hábito indicado em geral para todos os tipos de pele para renová-la e iluminá-la.
Para fazer um esfoliante facial de limão, podemos misturar 2 colheres de sopa de sal ou açúcar e adicionar um pouco de suco de limão , umedecendo a mistura sem perder sua granulação.
Para fazer a mesma receita, mas muito mais simples, você pode pensar em usar meio limão como limpador, colocando uma colher de sopa de sal ou açúcar e aplicando no rosto em movimentos circulares.
Em geral, como acontece com qualquer esfoliante, este esfoliante de limão também pode avermelhar um pouco a pele. Se tiver a pele propensa a irritações, é preferível experimentar primeiro o produto ou numa zona menos sensível do corpo e depois no rosto.
Se você aplicar este esfoliante uma vez por semana, verá como o sebo do rosto é mais controlado e quase nenhum brilho é apreciado, embora também devamos notar que, se o limão for aplicado no rosto e o sol nos atingir, podemos acabar com manchas . Por esta razão, é melhor lavar bem o rosto para remover qualquer vestígio do esfoliante aplicado, mas também aplicar o esfoliante à noite, para permitirmos as horas necessárias para que a pele se recupere e não seja afetada pelo limão em frente do sol.