As fissuras e a secura dos pés são causadas pela falta de hidratação ou por certas condições externas, como calçado inadequado, umidade, clima ou sabonetes que podem afetar e ressecar nossa pele. Por isso, compartilhamos com você uma receita de esfoliação caseira com hortelã-pimenta para hidratar e eliminar rachaduras nos pés. Está pronto?
A hortelã-pimenta é uma planta aromática conhecida no mundo da gastronomia pelo seu sabor e aroma emblemático, que sem dúvida dá um toque especial aos pratos. No entanto, seus benefícios se estendem ao mundo da medicina, onde é conhecida por suas propriedades digestivas, pois combate indigestão, gases e azia, além de prevenir espasmos e cólicas causadas pela má digestão.
A hortelã-pimenta também ajuda a combater os sintomas do resfriado e a congestão nasal. Além disso, possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que promovem alívio de dores e inflamações no corpo. Esta planta aromática contém antioxidantes que protegem a pele dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.
Se você está se perguntando quais são os benefícios para os pés, preste atenção: a hortelã-pimenta oferece diversos benefícios, especialmente na forma de óleo essencial. Quando aplicada nos pés, pode ajudar a refrescar e suavizar a pele, aliviando o cansaço e as dores. Além disso, possui propriedades antissépticas e antibacterianas, ideais para combater bactérias e fungos que causam mau odor, infecções e outros problemas nos pés.
Como mencionado antes, a hortelã-pimenta tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que são ótimas para os pés, principalmente se você pratica atividades físicas intensas ou passa muito tempo em pé, pois relaxa os músculos e alivia a tensão, o cansaço e a inflamação. Além disso, é um bom hidratante para aliviar o ressecamento e rachaduras nos pés.
Agora que você conhece as inúmeras propriedades da hortelã-pimenta para a pele e os pés, é hora de aplicar esta planta aromática para criar um esfoliante natural que ajudará seus pés a terem uma aparência saudável e a combater as rachaduras.
Com essas dicas e a receita de esfoliante caseiro, você poderá cuidar melhor dos seus pés, deixando-os mais saudáveis e hidratados.
Atenção! Antes de usá-lo, faça um teste de alergia aplicando uma pequena quantidade do creme em uma área pequena da pele, para descartar possíveis reações adversas. Caso as rachaduras persistam busque orientação de um podólogo e do seu dermatologista.