Lavar roupas se tornou mais fácil quando surgiu a máquina de lavar. Embora gostemos de pensar que sabemos tudo sobre esse aparelho facilitador, a maioria de nós ainda cometemos erros comuns na hora de usar máquina de lavar.
Nesse sentido, vamos falar a seguir de erros comuns com a máquina de lavar não devem ser cometidos. Você provavelmente os fez também. Se você evitá-los, sentirá rapidamente a diferença.
Cada peça de roupa tem uma etiqueta, que deve ser consultada com atenção antes de colocar a peça no tambor. Isso porque contém informações úteis sobre, sobretudo, o material de que é feito. Apesar do que alguém enganado por pouca ou nenhuma experiência possa pensar, que a máquina de lavar nem sempre deve ser usada, mas a roupa deve ser lavada à mão.
Além disso, qualquer tecido tem uma temperatura recomendada precisa no processo de lavagem. É fruto do bom senso consultar os produtos que escolhe utilizar, logo as pastilhas ou o detergente. Existem vários tipos: para roupas coloridas, brancas ou escuras, lã e seda.
Um dos erros mais comuns com a máquina de lavar é lavar toda roupa sem separar. O erro é imperdoável porque as cores devem ser separadas dos brancos, sem contar os materiais: algumas devem ser lavadas em ciclo delicado, curto e em baixas temperaturas, outras exigem temperaturas mais altas. O risco é estragar as roupas.
Portanto, a divisão é essencial para evitar desastres. O delicado anda com o delicado e o resistente anda junto. A lã, por exemplo, requer tratamento separado e específico.
Nem todos os produtos podem ser usados em todas as lavagens. É necessário escolher os detergentes certos: por exemplo, o alvejante se adapta bem a roupas brancas, não e deve ser evitado em outras roupas.
Outro erro é não preparar a roupa antes de colocar na máquina de lavar. Não basta apenas agarrá-los e jogá-los na cesta. Pelo contrário, você deve virá-los e fechar os botões e os zíperes. É aconselhável verificar se os bolsos estão vazios e juntar pequenos itens, como meias, para não espalhá-los.
Cargas excessivas não são recomendadas, pois comprometem o resultado final.
Por fim, não deixe de fazer a limpeza da sua máquina de lavar, como de qualquer outro eletrodoméstico, é fundamental para manter o seu pleno funcionamento. Para remover o calcário e a sujeira, é recomendável lavá-lo por dentro e por fora pelo menos uma vez por mês.
Agora que você já conhece os erros comuns com a máquina de lavar que não devem ser cometidos, evite-os e suas roupas e sua máquina serão conservadas por mais tempo.