Entrevista e emprego: o que deixar de fora de um currículo básico?
As seções a seguir não são obrigatórias, mas você pode incluí-las para dar ênfase ao seu currículo e conseguir uma entrevista:
• Trabalho Voluntário – Proporciona uma ótima experiência para adicionar ao seu currículo e também mostra suas paixões e interesses fora de sua carreira
• Idiomas – Se você tiver vários idiomas, mencione-os sempre que forem relevantes para o trabalho que você está procurando. No entanto, seu nível de proficiência deve ser Intermediário ou superior
• Prêmios e Honras: Adicione os prêmios relevantes que você recebeu em sua profissão e você facilmente obterá uma entrevista
• Hobbies e Interesses: Você pode mencionar suas paixões e hobbies. No entanto, não minta ou mencione hobbies genéricos, como assistir filmes ou ouvir música
• Conferências: Se você participou de grandes eventos ou conferências relacionadas ao seu setor, você deve destacá-los
Não perca tempo ou espaço em seu currículo fornecendo as seguintes informações:
Durante a aplicação, o objetivo é conseguir uma entrevista, o que significa que as referências são inúteis. No entanto, o recrutador pode solicitar que você inclua referências. Portanto, você pode ignorar esta seção ou adicionar uma cláusula indicando que deseja fornecer referências quando solicitado.
Algumas pessoas usam tabelas sofisticadas para mostrar seus níveis de proficiência em habilidades ou idiomas. No entanto, eles não agregam nenhum valor. Portanto, em vez de gráficos, fornece números e estatísticas relevantes.
As imagens não agregam valor ao seu currículo, a menos que você esteja se candidatando a uma posição de modelo. Portanto, evite incluir fotos e concentre-se em mencionar suas habilidades.
A honestidade o ajudará a evitar situações embaraçosas e embaraçosas durante o processo de seleção. Não forneça informações falsas em seu currículo.
Se o recrutador for diligente, ele poderá verificar suas informações. Além disso, você não deve esconder as lacunas em seu currículo.
Qualquer interrupção em sua carreira deve ser bem explicada. Você pode fornecer as habilidades adquiridas durante o período em que não trabalhou.
Se você estiver usando o formato cronológico reverso, a ordem dependerá de sua experiência de trabalho. Um modelo de currículo básico tem a seguinte ordem:
1. Detalhes pessoais
2. Declaração pessoal
3. Experiência profissional
4. Educação
5. Habilidades
6. Seções extras
Se você é recém-formado, sua formação educacional vem após a declaração pessoal. Sendo assim, você também pode usar um currículo baseado em habilidades básicas para destacar os atributos que o tornam perfeito para o trabalho.