Empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS: O que é? Como funciona?
Você, aposentados e pensionistas do INSS, que está procurando crédito com taxas de juros que caiba no seu bolso. A vida muda bastante, imprevistos financeiros acontecem, emergenciais, ou você apenas pode querer realizar um sonho antigo. O empréstimo consignado INSS.
Quer entender como funciona? Continue lendo!
O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado. Por isso, é uma mão na roda em várias situações. O diferencial dessa linha de crédito é que as parcelas do empréstimo são descontadas direto no salário ou aposentadoria. Ou seja, antes mesmo de cair na conta, o valor é pago e você não corre o risco de esquecer.
>Paulo Guedes vai avaliar pedido do décimo quarto (13º) salário de aposentados e pensionistas do INSS
É por ter esse sistema de pagamento, que suas taxas de juros são menores. Afinal o risco da credora não receber o dinheiro de volta é muito pequeno. O consignado é vantajoso aos funcionários públicos, pois o pagamento do salário é mais regrado. Então diminui ainda mais os riscos de o empréstimo não ser pago.
>INSS informa aos aposentados e pensionistas o adiamento da reabertura das agências: veja nova data
Você só pode comprometer 35% da sua renda com esse tipo de crédito. 30% da renda é o máximo direcionado para o empréstimo consignado público e 5% é o limite para o cartão de crédito consignado.
A média da taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas é de 2,08% ao mês. E cartão consignado é no máximo 3% ao mês. Essa taxa é menor do que a maioria dos créditos pessoais, principalmente o cheque especial. Sendo assim, ele é uma boa ideia caso você precise trocar uma dívida cara, por uma com juros mais baratos.
>Bancos procuram aposentados e pensionistas do INSS que esqueceram atrasados na conta
O prazo varia entre 12 e 84 meses, dependendo da política de cada banco.
Por ter garantia de recebimento, não tem tanta burocracia para contratar e o dinheiro cair na sua conta. Mas lembre-se, não é festa, evite comprometer muito sua renda.
Fica a dica!
Não é porque o empréstimo consignado público tem juros baixos que você vai fechar negócio sem pesquisar. Ele é bom para você sair das dívidas, mas é preciso tomar cuidado para não criar uma bola de neve.
>Vai ter décimo quarto (14º) salário para aposentados e pensionistas do INSS este ano?
Não é só o crédito consignado que não pode ultrapassar 30% da sua renda. Todas suas despesas de crédito não podem passar desse valor. Afinal, não temos só dívidas para pagar. Tem as despesas de casa, contas de água, luz, supermercado e etc.
Então, tenha consciência de que crédito pode nos ajudar a sair de uma situação complicada, mas sem planejamento pode ser inimigo.
>Como aposentados e segurados do INSS cumprem exigências para evitar ser notificado