Empréstimo do INSS: cuidado com o golpe que rouba dinheiro e dados. Com a chegada do mundo digital, os tipos de golpes acabaram se expedindo. Um dos principais alvos dos criminosos são os segurados do INSS. Um exemplo disso é o caso do golpe do empréstimo consignado.
Para quem não conhece, o consignado é um tipo de empréstimo que desconta o valor da parcela diretamente do contracheque, holerite ou benefício do INSS.
Este benefício é direcionado para funcionários públicos, aposentados e pensionistas, e normalmente tem condições mais vantajosas que outras linhas de crédito, dado o baixo risco de inadimplência.
Com o intuito de alertar seu beneficiários, o INSS sempre divulga alertas para golpes envolvendo seus serviços. As abordagens costumam envolver falsos funcionários de instituições financeiras ou do próprio INSS oferecendo vantagens exageradas para esse tipo de empréstimo.
Confira como esta fraude funciona e como se prevenir.
Na maioria dos casos, os criminosos entram em contato com a vítima como se fossem instituições financeiras oferecendo empréstimo consignado com condições extremamente vantajosas, desde o valor disponível para contratação até taxas de juros bastante reduzidas.
Quando a pessoa se interessa pela oferta e decide contratar o empréstimo, os golpistas pedem que ela faça um depósito em dinheiro antecipado para que o valor seja liberado.
Em outras situações, supostos funcionários do INSS ligam ou enviam e-mails para os beneficiários pedindo seus dados pessoais e bancários. Depois, os golpistas utilizam essas informações para abrir contas fraudulentas e até mesmo conseguir cartões de crédito e empréstimos como se fossem a vítima.
Algumas dicas para se proteger contra esse tipo de fraude são:
Se você foi vítima de fraude ou não reconhece o empréstimo em seu nome, a orientação do INSS é que procure imediatamente a instituição financeira e registre sua reclamação no site Consumidor.gov.br.
Além disso, o próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS (disponível em site e também em aplicativo para Android ou iOS) ou pela Central 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado. Não é necessário comparecer presencialmente nas unidades do INSS.