EmprĂ©stimo consignado INSS: como bloquear ou desbloquear benefĂcio? O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibiliza um serviço que permite que aposentados e pensionistas possam bloquear ou desbloquear seus benefĂcios para a realização de emprĂ©stimos consignados.
De acordo com o instituto, a solicitação pode ser realizada pela internet, sem a necessidade de ida a uma agência do INSS.
Quem pode pedir empréstimo consignado do INSS
Pode bloquear ou desbloquear o benefĂcio para emprĂ©stimo o titular da aposentadoria ou pensĂŁo ou ser representante legal da pessoa titular do benefĂcio (que possua termo de representação legal).
O procurador nĂŁo pode solicitar este serviço. Sendo assim, nĂŁo Ă© possĂvel realizar emprĂ©stimo consignado em benefĂcio que tenha procurador cadastrado.
Como pedir empréstimo ao INSS
Siga o passo a passo:
- Entre no Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo (disponĂvel para Android e iOS);
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefĂcio que vocĂŞ quer;
- Na lista, marque o nome do serviço/benefĂcio;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Documentação necessária
- O nĂşmero do CPF Ă© obrigatĂłrio em todos os casos.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Para receber a resposta
- O tempo médio para resposta é de cerca de 30 dias, de acordo com o INSS. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “Consultar Pedidos”;
- Encontre o processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.