O fundador da Tesla, Elon Musk , não será mais o novo dono do Twitter. Segundo relatos da imprensa estrangeira, o empresário acaba de cancelar a compra desta rede social, o que o obrigará a pagar uma multa milionária.
Há alguns meses, o dono da SpaceX anunciou que compraria o Twitter por cerca de US$ 44 bilhões; no entanto, as negociações foram abrandadas, porque os proprietários do serviço de microblogging não garantiram a sua política de “zero bots”.
Nesse sentido, Elon Musk , que já havia manifestado suas dúvidas sobre a compra da rede social, fez uma série de pedidos como um desconto de 25%. De acordo com suas próprias estimativas, contas falsas e bots representam pelo menos 25% dos usuários do Twitter e não 5% conforme indicado pela empresa.
Naquela época, Musk argumentou que uma das formas de monetizar a rede social , por meio dos anunciantes, será muito menos poderosa se eles perceberem que o número de usuários reais é muito menor do que se supõe.
Twitter anuncia ação legal contra Elon Musk
Embora o que foi assinado incluísse uma cláusula de 1.000 milhões de dólares de multa para qualquer uma das partes que saíssem do acordo, o conselho de administração do Twitter anunciou que vai tomar medidas legais contra Elon Musk para que o acordo seja respeitado.
Depois que se soube que Elon Musk enviou seus advogados para cancelar a compra do Twitter, o presidente do serviço de microblog, Bret Taylor , anunciou que vai iniciar uma ação judicial contra o bilionário dono da Tesla para que ele respeite o acordo de fusão.
“O Conselho do Twitter está comprometido em fechar a transação no preço e nos termos acordados com Elon Musk e planeja iniciar uma ação legal para fazer cumprir o acordo de fusão. Estamos confiantes de que prevaleceremos no Tribunal de Chancelaria de Delaware”, postou Bret Taylor em sua conta oficial no Twitter.
O bilionário alega que os donos do Twitter fizeram declarações “falsas e enganosas” ao assinar o acordo e que não lhe forneceram as informações de que ele precisa. Segundo Elon Musk , na rede social, bots e contas falsas representam 25% dos usuários e não 5% como afirma a empresa de serviços de microblogging.