O mobiliário presente em todas as casas é principalmente feito de madeira. Este material natural, embora extremamente resistente, requer manutenção adequada para se manter em excelentes condições (sem umidade) e proporcionar um toque de elegância ao ambiente.
A umidade é um dos seus piores inimigos, afetando particularmente os móveis do banheiro e da cozinha. Além dos desumidificadores disponíveis no mercado, existem quatro soluções caseiras que você pode usar para economizar. Vamos conhecê-las.
Elimine a umidade dos móveis: Use estes quatro produtos de proteção!
Principalmente no inverno, quando as temperaturas não permitem uma ventilação adequada, a umidade tende a se acumular. Com janelas fechadas, aquecimento ligado, roupas penduradas no interior e vapor de água dos chuveiros, gotículas insidiosas se formam, penetrando em todos os lugares e danificando superfícies e móveis.
Além da ventilação como medida para combater a umidade, os desumidificadores continuam sendo a melhor opção. Vamos agora ver como fazê-los em casa com ingredientes naturais.
O primeiro ingrediente útil para absorver a umidade e preservar os móveis é o bicarbonato de sódio. Para utilizá-lo, basta colocá-lo em uma tigela e posicioná-lo sob os móveis ou entre as prateleiras.
Outro ingrediente que pode absorver a umidade do ar é o sal grosso. Para usá-lo, encha um saco de pano ou uma meia de nylon com sal grosso e coloque-o próximo aos móveis úmidos.
A sílica é um mineral naturalmente encontrado no solo e nas rochas, com propriedades higroscópicas, ou seja, capaz de absorver a umidade do ar. Para utilizá-la, coloque alguns grânulos em um recipiente perfurado e posicione-o próximo aos móveis. Em pouco tempo, ele absorverá todas as gotas de água presentes nas proximidades, protegendo os móveis.
Por fim, em casa, você tem à disposição o arroz, outro absorvente natural capaz de proteger os móveis. Despeje um punhado em uma tigela pequena e coloque-o perto das áreas mais úmidas, talvez no banheiro ou na cozinha. Lembre-se de substituí-lo quando estiver molhado.