Um dos problemas mais comuns do couro cabeludo é a caspa, que pode aparecer em qualquer idade, sendo necessário tomar cuidado para que o problema não se agrave. Por isso, aqui explicaremos como você pode eliminar completamente a caspa do cabelo com esta máscara esfoliante caseira, totalmente natural.
De acordo com o site da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, Medline Plus, a caspa começa após a puberdade e é mais comum em homens. É um problema no couro cabeludo que ocorre como sintoma de dermatite seborreica ou seborreia, ou seja, uma infecção de pele que causa vermelhidão e irritação.
A caspa pode surgir no cabelo devido a mudanças radicais, como o uso de produtos de limpeza ou tinturas capilares, e também pode ser resultado de alterações hormonais. Apesar disso, as razões pelas quais a caspa aparece ainda não são totalmente conhecidas, mas alguns fatores desencadeantes foram observados.
É importante lembrar que a derme ou a pele do couro cabeludo se renova a cada 28 dias, mas algumas pessoas podem apresentar uma aceleração nesse processo, resultando na caspa. Esse problema também pode ser afetado por alterações hormonais e pelo estado emocional da pessoa, sendo mais comum em momentos de estresse.
Muitas pessoas acreditam que lavar o cabelo constantemente ajuda a eliminar a caspa, mas a realidade é bem diferente. A primeira coisa que você deve evitar é lavar o cabelo empilhando-o no topo da cabeça, pois assim não conseguirá lavar bem o couro cabeludo.
O ideal é lavar o cabelo em etapas, começando pelas pontas e terminando no couro cabeludo. Lavar o cabelo constantemente só aumentará a descamação e as lesões, portanto, você deve evitá-lo.
É importante ressaltar que, para eliminar a caspa do cabelo, é melhor consultar um especialista. No entanto, as máscaras esfoliantes podem ser úteis para combater o couro cabeludo seco. As máscaras também são ideais para manter os cabelos limpos por mais tempo, desobstruir os poros e reduzir distúrbios como o excesso de sebo no couro cabeludo.
Neste caso, a máscara esfoliante é eficaz graças ao azeite, que possui um alto teor de ácido linoléico e tocoferóis, contribuindo para a regeneração celular e permitindo que a pele retenha água de forma eficiente. Além disso, o açúcar mascavo atua como um adstringente, ajudando a remover células mortas e resíduos da pele do couro cabeludo.
ATENÇÃO! É importante lembrar que esses remédios naturais podem ter resultados variados em diferentes pessoas e tipos de cabelo. Antes de usar produtos no cabelo faça um teste de alergia e não deixe de consultar seu cabeleireiro e dermatologista.